Folha de S. Paulo


Após uma noite na cadeia, Benzema é indiciado sob suspeita de chantagem

Matthieu Alexandre/AFP
O atacante Karim Benzema deixa a corte de Versalhes, na França
O atacante Karim Benzema deixa a corte de Versalhes, na França

O atacante Karim Benzema, 27, do Real Madrid, foi indiciado por conspiração para cometer ato criminoso e cumplicidade na tentativa de chantagem com um vídeo íntimo contra seu colega de seleção francesa Mathieu Valbuena, anunciou a Promotoria de Versalhes, na região de Paris, nesta quinta-feira (5).

A história, que envolveu também outro jogador que já defendeu a seleção francesa, Djibril Cissé, veio à tona em junho deste ano quando Valbuena denunciou uma tentativa de extorsão contra ele. Ele disse ter recebido telefonemas anônimos, em que o interlocutor pedia 150 mil euros (cerca de R$ 615 mil) para evitar a divulgação do conteúdo de um vídeo com conteúdo sexual no qual ele aparecia.

Em outubro, quatro pessoas foram detidas por envolvimento na suposta chantagem, entre eles Cissé, que foi liberado após 12 horas. Os outros três envolvidos não foram identificados.

Valery Hache - 8.out.2015/AFP
O atacante Karim Benzema durante um jogo da seleção francesa
O atacante Karim Benzema durante um jogo da seleção francesa

À época, Cissé se defendeu da acusação. "Eu não tenho nada a ver com isso. Mathieu (Valbuena) é meu amigo. Eu apenas o avisei que havia algo quente o envolvendo", alegou.

Nesta quinta-feira, após passar 24 horas na cadeia de uma delegacia de Versalhes, sob custódia judicial, Benzema foi levado a uma audiência com um juiz, quando, segundo a Promotoria, "reconheceu ter falado com Valbuena a pedido de um amigo de infância, que havia sido contatado pelos três extorsionários que possuíam o vídeo sexual".

Benzema explicou que tentou "ajudar" este amigo, sem pensar que poderia prejudicar Valbuena. O atacante disse ter acertado com o amigo sobre o que deveria falar a Valbuena com o objetivo de que o jogador negociasse exclusivamente com este amigo.

O diálogo dele com Valbuena teria ocorrido na concentração da seleção francesa.

Yoan Valat/Efe
Sylvain Cormier, advogado de Benzema, na sede da polícia em Versalhes, na França
Sylvain Cormier, advogado de Benzema, na sede da polícia em Versalhes, na França

O advogado do atacante do Real Madrid, Sylvain Cormier, negou que Benzema tenha confessado ter cometido algum crime.

Após o interrogatório, o jogador foi liberado, mas ficará em liberdade "sob controle judicial" até a resolução do caso.

Benzema é atualmente o grande nome da seleção da França. Ele está no Real Madrid desde 2009. Já Valbuena tem passagens por Olympique de Marselha, Dínamo de Moscou e agora está no Lyon.

O técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, anunciou nesta quinta-feira, sem Valbuena e Benzema, a convocação para os amistosos contra Alemanha (no dia 13, no Stade de France) e Inglaterra (no dia 17, em Wembley). Benzema está lesionado.

Philippe Laurenson-8.out.2015/Reuters
O meia Valbuena durante um treino da seleção francesa
O meia Valbuena durante um treino da seleção francesa

Endereço da página:

Links no texto: