Folha de S. Paulo


'Rei dos paulistas', Santos terá rival mais difícil na final da Copa do Brasil

Em São Paulo, quem dá bola é o Santos, como diz o hino do clube: o time tem nove vitórias em 15 clássicos contra rivais estaduais nesta temporada, somando Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro.

E cinco destas vitórias foram decisivas para o time: o triunfo sobre o Palmeiras que lhe rendeu o título do Paulista e as quatro vitórias que eliminaram Corinthians e São Paulo da Copa do Brasil.

Para se consagrar como o "rei dos paulistas" na temporada, no entanto, o Santos terá, nas finais da Copa do Brasil, o seu adversário local mais duro na temporada.

Contra o Palmeiras, o time tem neste ano duas vitórias e duas derrotas. O confronto pode ser desempatado no final de semana, quando o Santos recebe o rival na Vila Belmiro pelo Brasileiro.

E o fator casa pode ser decisivo nos confrontos: nos jogos entre ambos até agora na temporada, o Santos venceu as duas na Vila (ambas por 2 a 1) e perdeu as duas no Allianz Parque (ambas por 1 a 0).

Nesta quinta-feira (29), a CBF sorteou o mando de campo dos jogos das finais –o primeiro será na Vila e o jogo decisivo na arena do Palmeiras.

No Palmeiras, a ideia é devolver a derrota na final do Paulista. "Vai ser [clima de revanche]. É uma final. O Paulista está na nossa memória. Vai ser uma guerra", disse o atacante Cristaldo.

"Perdemos um campeonato para eles. Realmente está engasgado. A gente precisa vencê-los, ganhar um título para a torcida, as pessoas que acreditaram no nosso trabalho", disse o lateral Lucas.

Além do Paulista, Santos e Palmeiras também brigam pela última vaga no G4 do Brasileiro: o Santos é o quarto colocado, com 50 pontos, dois a mais que o Palmeiras.

"Não vamos perder nosso fôlego. Vamos tentar brigar nas duas competições. Espero que sejam jogos leais, limpos, jogados com tranquilidade e respeito entre torcidas", disse o técnico do Santos, Dorival Júnior.

REIS NACIONAIS

Do lado do Santos, a conquista do título da Copa do Brasil pode valer um empate com o Palmeiras em número de títulos nacionais –os dois são os maiores ganhadores de taças.

O time da Vila tem nove conquistas desse tipo, com cinco Taças Brasil (1961, 62, 63, 64 e 65), dois Brasileiros (2002 e 2004), um torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e uma Copa do Brasil (2010).

Já o Palmeiras tem uma a mais: quatro Brasileiros (1972, 73, 93 e 94), dois torneios Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 69), duas Taças Brasil (1960 e 67) e duas Copas do Brasil (1998 e 2012).


Endereço da página:

Links no texto: