Folha de S. Paulo


Pacto pelo Esporte é assinado por 20 empresas

O Pacto pelo Esporte, acordo setorial que autorregula os investimentos no setor, foi assinado nesta quarta-feira (28), conforme a Folha antecipou no fim de setembro, por 20 empresas.

A iniciativa inédita tem o intuito de criar uma cultura profissional na gestão dos investimentos, com melhor governança e mais transparência.

Das 25 empresas que participaram desde o ano passado do grupo de trabalho do Pacto pelo Esporte, 19 estavam confirmadas como signatárias antes do lançamento desta quarta-feira, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Durante a manhã, a BRF foi a 20ª a assinar.

São elas: Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Ernst&Young, Estácio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú / Unibanco, Johnson&Johnson, McDonald's, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo/Telefonica.

Novas adesões ainda podem acontecer, mas não desistência das companhias que já assinaram o acordo setorial.

Representantes de algumas das maiores empresas do Brasil estarão presentes no evento, que também contará com a presença de atletas e ex-atletas que apoiam o projeto, como Ana Moser, Hortência Marcari, Magic Paula, Mauro Silva e Raí.

O acordo visa estabelecer e unificar regras mais rigorosas de gestão, integridade e transparência e impô-las a confederações, federações e clubes que recebem dinheiro por meio de patrocínios. Empresas também terão de seguir certas cláusulas.

A iniciativa é da organização Atletas pelo Brasil, com o Instituto Ethos e a entidade empresarial LIDE Esporte.

Alessandro Shinoda/Folhapress
A ex-jogadora de vôlei Ana Moser em quadra na zona sul de São Paulo
A ex-jogadora de vôlei Ana Moser em quadra na zona sul de São Paulo

O pacto tem itens baseados na lei anticorrupção, em vigor no país desde janeiro de 2014, e nas alterações de 2013 da Lei Pelé, que limitaram mandatos de cartolas e obrigaram as entidades a terem maior participação de atletas em suas decisões.

Confira as empresas que assinaram o pacto:

Aché

Banco do Brasil

Bradesco

BRF

Carrefour

Centauro

Coca-Cola

Construtora Passarelli

Correios

Decathlon

Estácio

Ernst&Young

GOL Linhas Aéreas

Itaú/Unibanco

Johnson & Johnson

McDonald's

P&G

Somos Educação

TAM

Vivo/Telefonica


Endereço da página:

Links no texto: