Folha de S. Paulo


Liga abriria calendário em 2016 e clubes teriam pré-temporada menor

O torneio que a Primeira Liga pretende realizar em 2016 abriria a temporada do próximo ano do futebol brasileiro.

E também deixaria os 12 clubes participantes com uma pré-temporada menor do que as demais equipes do Brasil, de dois a quatro dias.

O calendário elaborado pelos membros da Primeira Liga, formada por clubes do Rio, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, que pretende realizar um torneio em 2016 que pode ser o embrião de uma liga nacional de clubes, prevê a primeira rodada para 27 e 28 de janeiro de 2016, uma quarta e uma quinta-feira.

Os estaduais, primeira competição do ano organizada pelas federações, começam no final de semana seguinte, de 30 e 31 de janeiro, um sábado e um domingo.

Na reunião em que definiu o calendário, os clubes acordaram, apurou a Folha, que era necessário os dias a menos de treinamento para viabilizar a competição e conseguir encaixá-la no calendário.

Assim mesmo, as federações estaduais estão contra a competição. Nesta terça (27), no Rio, haverá uma assembleia com as federações, que votarão pela aprovação ou não da liga. Os membros da Primeira Liga dizem que mesmo sem o aval da CBF, que inicialmente apoiou, mas depois retirou a aprovação por pressão da federação do Rio, a competição acontecerá.

No calendário, com jogos sempre às quartas e quintas, há duas datas que coincidem com jogos da primeira fase da Libertadores. Os clubes que atuarem pela competição continental terão suas partidas na liga adiadas ou antecipadas – isso será definido quando a Conmebol divulgar a tabela da Libertadores, em dezembro.

Como o regulamento prevê o ranking da CBF que será divulgado em dezembro como critério para participar do torneio, uma mudança ainda pode acontecer em um dos representantes de Santa Catarina – o Criciúma pode deixar a competição.

Os horários das partidas serão definidos quando for fechado o direito de transmissão com as TVs interessadas.

A final está marcada para uma quinta-feira, dia 31 de março, em jogo único.

Confira a tabela da Primeira Liga:

1ª Rodada

27/01
Atlético-MG x Flamengo
Criciúma x Cruzeiro
Fluminense x Atlético-PR

28/01
América-MG x Figueirense
Avaí x Grêmio
Internacional x Coritiba

2ª Rodada

17/02
Grêmio x Coritiba
Figueirense x Atlético-MG
Cruzeiro x Fluminense

18/02
Flamengo x América-MG
Atlético-PR x Criciúma
Internacional x Avaí

3ª Rodada

09/03
Atlético-MG x América-MG
Flamengo x Figueirense
Grêmio x Internacional

10/03
Cruzeiro x Atlético-PR
Fluminense x Criciúma
Coritiba x Avaí

Semifinal

23/03
Jogo 1

24/03
Jogo 2

Final

31/3
Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2


Endereço da página: