Folha de S. Paulo


Com lucro da Olimpíada, fundação preserva legado de Los Angeles-1984

Adrees Latif - 8.set.2015/Reuters
As irmãs Serena (de frente) Venus Williams jogam as quartas de final no Aberto dos EUA deste ano
As irmãs Serena (de frente) Venus Williams jogam as quartas de final no Aberto dos EUA deste ano

Em meados dos anos 1980, em um subúrbio pobre da Califórnia (EUA), duas garotas negras começaram a jogar tênis dentro de um programa subsidiado pelos lucros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.

A vida seguiu, e as irmãs Serena, 34, e Venus Williams, 35, não apenas ganharam quatro medalhas de ouro em Olimpíadas, como mostraram que o investimento grande em esporte de base acaba colhendo bons resultados –além, claro, do talento e da dedicação das irmãs e da insistência do pai delas.

Enquanto a cidade do Rio ainda discute a amplitude do legado da Olimpíada de 2016, os organizadores da competição de 1984, antes dos Jogos, decidiram que os lucros do evento, que depois seria calculado em US$ 233 milhões, seria repartido.

Deste total, 60% ficou com o comitê olímpico dos EUA e os outros 40% com uma fundação. A LA84 fez 30 anos em 2014 e continua ativa.

"O propósito da fundação nunca foi produzir atletas de elite. O objetivo é sempre oferecer oportunidades para crianças e adolescentes praticar esportes que, de uma outra forma, não teriam possibilidade alguma de fazer isso", diz Wayne Wilson, vice-presidente da LA84.

Em termos geográficos, os programas são todos feitos no sudoeste da Califórnia.

De acordo com os números oficiais da instituição, os recursos iniciais, de 1984, que foram se multiplicando por causa de novos parceiros (tanto públicos quanto privados) foram usados na construção ou reforma de cem praças esportivas, que servem hoje a 500 mil pessoas ao longo do ano.

A lista inclui piscinas, campos de beisebol, campos de futebol, quadras de futebol de salão e pistas de skate, além de grandes palcos.

Um deles é a renovação do chamado Expo Center, o coração dos Jogos Olímpicos de 1932 e 1984. A principal ação nesse local foi a reforma do estádio de natação usado em 1932.

A fundação também investiu US$ 750 mil no Rose Bowl Aquatic Center, em Pasadena, que fica ao lado do lendário Rose Bowl Stadium, onde o Brasil ganhou da Itália na final da Copa de 94.

Os programas criados com o dinheiro da Olimpíada de 1984 também envolvem educação esportiva e treinamento de técnicos. Não só construções de palcos esportivos.

De acordo com Wilson, o fato da Olimpíada de 1984 ter dado lucro é explicado, principalmente, pela decisão dos organizadores do evento de construir poucas arenas esportivas –muitas foram apenas reformadas.

A população de Los Angeles, naquela época, decidiu que não seria usado dinheiro público nas competições. O que acabou sendo feito apenas nos serviços de segurança e mais alguns custeios.

MEDALHA DE OURO

Milhares de pessoas praticando esportes e centenas de praças esportivas novas e seguras parecem ser um bom legado para uma Olimpíada.

Porém, no caso de Los Angeles, além das irmãs Williams, outros quatro atletas venceram mais 15 medalhas para os Estados Unidos. E outros dez chegaram a uma Olimpíada em esportes como atletismo, tênis, vôlei, polo aquático e patinação.

Os dados registrados entre 1985 e 2010 –não há números posteriores– revelam ainda que atletas que passaram por algum programa da Fundação LA84 venceram mais de 200 títulos americanos em nível júnior e adulto.

Nove atletas ainda comemoraram campeonatos mundiais em suas modalidades.

O plano de investimentos da fundação californiana bancou ainda um biblioteca com informações olímpicas e um outro objetivo nada singelo. "Nossa intenção é existir para sempre. Temos regras financeiras para isso", diz o vice-presidente da entidade.


Endereço da página: