Folha de S. Paulo


Uefa apoia Platini por unanimidade e pede julgamento justo

Os dirigentes dos países que compõem a Uefa (federação europeia) foram unânimes ao dar apoio ao presidente afastado da entidade, Michel Platini, suspenso pelo comitê de ética da Fifa por suspeitas de irregularidades.

O suporte dos 54 representantes europeus foi anunciado durante reunião do comitê executivo do órgão, realizada nesta quinta-feira (15) em Nyon, na Suíça, para discutir o caso.

"Nós apoiamos o direito de Michel Platini a um devido processo legal e julgamento justo e à oportunidade de limpar seu nome", afirmou a Uefa em comunicado.

A entidade pede que o comitê de ética da Fifa, o comitê de de apelação da entidade e, em última instância, o Tribunal Arbitral do Esporte trabalhem rapidamente para chegar a uma decisão final no máximo até meados de novembro, evitando o adiamento da eleição marcada para 26 de fevereiro.

Platini se afastou da presidência da Uefa para cumprir a suspensão imposta pela federação internacional.

A Conmebol (federação sul-americana) também defendeu o francês e considerou a suspensão desproporcional.

SUSPENSÃO

O comitê de ética da Fifa anunciou na quinta-feira passada (8) que suspendeu das atividades do futebol o presidente da entidade, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa, Michel Platini, por 90 dias.

Com a decisão, eles não podem, em tese, participar de reuniões e eventos em nome das entidades que representam.

De acordo com as regras do Comitê de Ética, há um prazo de dois dias para apelação, sem direito a efeito suspensivo da decisão tomada. O prazo de 90 dias, prorrogável por mais 45, é o máximo previsto.


Endereço da página:

Links no texto: