Folha de S. Paulo


Brasil se recupera de derrota na estreia e vence Venezuela em Fortaleza

Com dois gols de Willian e um de Ricardo Oliveira, a seleção brasileira derrotou a Venezuela por 3 a 1 na noite desta terça-feira (13), em Fortaleza, pela 2ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.

O resultado fez o Brasil amenizar o mau início no classificatório após a derrota na estreia para o Chile e, de quebra, evitou que igualasse o seu pior início no torneio que classifica para o Mundial. Em 1993, a equipe nacional empatou com Equador e perdeu da Bolívia nos dois primeiros jogos do torneio.

Apesar da primeira vitória da seleção brasileira nas eliminatórias, o jogo não foi fácil. O time do técnico Dunga até fez um bom primeiro tempo, quando dominou as ações e abriu o placar logo aos 36 segundos, com o meia Willian, do Chelsea. O mesmo jogador ampliaria o placar antes do intervalo.

No entanto, depois da volta, a Venezuela descontou com Santos e deixou o jogo perigoso para os donos da casa, que só conseguiram assegurar a vitória após Ricardo Oliveira anotar, já aos 30min da etapa final.

O Brasil volta a campo pelo classificatório ainda neste ano, quando enfrenta a Argentina, no dia 13 de novembro, às 20h, em Buenos Aires. Neymar, que cumpriu a última partida de suspensão, já poderá voltar a atuar pelo time brasileiro. Quatro dias depois, o adversário será o Peru, às 22h.

O JOGO

Um gol com menos de um minuto de jogo era tudo o que a torcida brasileira, que não lotou as arquibancadas da Arena Castelão, queria ver após a derrota na estreia do torneio. E ele aconteceu.

Aos 36 segundos, após uma roubada de bola de Luiz Gustavo ainda no campo de ataque, Willian avançou sobre a marcação venezuelana e chutou forte, superando o goleiro Baroja. Daí em diante, a equipe brasileira dominou quase todo o primeiro tempo.

Com a rápida vantagem no placar, o Brasil ficou com o jogo a seu gosto: recuado para retomar a bola sempre em contra-ataque. Mesmo com muitas dificuldades para sair jogando, a seleção da casa, quando passava do meio de campo, quase sempre levava perigo ao gol adversário.

Muito por causa das boas apresentações individuais de Willian, que deu mobilidade ao meio de campo e arriscou boas jogadas individuais, e Ricardo Oliveira, que foi muito bem como referência no ataque.

Aos 30 minutos, Douglas Costa perdeu chance incrível quando optou por passar a bola para Oscar em vez de chutar para o gol.

Antes do intervalo, o time nacional diminuiu o ritmo e permitiu à Venezuela ter mais presença ofensiva e pressionar com cruzamentos e escanteios. Quando a torcida já ensaiava algumas vaias, o Brasil chegou ao segundo gol.

Aos 41min, Filipe Luís ganhou jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Oscar, que fez um belo corta-luz para Willian chutar forte e marcar o seu segundo gol na partida.

A Venezuela voltou dos vestiários com duas substituições, mas foi o Brasil quem continuou com o total controle do confronto. Douglas Costa, que acertou o travessão em cruzamento, e Oscar, que exigiu bela defesa do goleiro Baroja em chute de fora da área, quase ampliaram para os donos da casa antes dos 15 minutos.

Apesar do domínio, a seleção brasileira relaxou e deixou os visitantes ameaçarem o goleiro Alisson em cobranças de escanteio. Em uma dessas jogadas, saiu o gol venezuelano, com Christian Santos.

Após o susto, Dunga promoveu a entrada de Lucas Lima no lugar de Oscar. Melhores em campo, os donos da casa decretaram a vitória com Ricardo Oliveira, que se aproveitou de falha do zagueiro venezuelano e, de cabeça, fez 3 a 1.

A entrada de Kaká em campo fez com que a torcida se empolgasse, mas a mexida não resultou em mudança no placar.


Endereço da página:

Links no texto: