Folha de S. Paulo


México bate EUA na prorrogação e disputará Copa das Confederações

Mark Ralston/AFP
Jogadores do México comemoram classificação para a Copa das Confederações em 2017
Jogadores do México comemoram classificação para a Copa das Confederações em 2017

Em jogo emocionante até o último minuto da prorrogação, o México venceu os EUA por 3 a 2, na noite deste sábado (10), e conquistou uma vaga na Copa das Confederações de 2017.

O público no estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia, foi de 93.723 pessoas.

Recém contratado pelos mexicanos, o técnico Juan Carlos Osorio assistiu ao duelo no estádio. O brasileiro Ricardo Ferretti, treinador interino, comandou a equipe. Os americanos tiveram o alemão Jürgen Klinsmann no banco de reservas.

A decisão foi necessária porque cada equipe ganhou uma das duas últimas edições da Copa Ouro –EUA em 2013 e México em 2015–, torneio continental que vale vaga no evento preparatório para a Copa do Mundo.

Como era esperado, a partida foi bem disputada, com chances de gol para os dois lados e jogadas ríspidas.

Jonathan Moore/AFP
Peralta comemora gol do México sobre os EUA
Peralta comemora gol do México sobre os EUA

Aos 10 min do primeiro tempo, Chicharito Hernández abriu o placar para os mexicanos. Após boa troca de passes pelo lado direito do ataque, Peralta tocou para o atacante do Bayer Leverkusen mandar para as redes.

Cinco minutos depois, Bradley cobrou falta para dentro da área e o zagueiro Cameron cabeceou para empatar.

O jogo continuou aberto para ambos os lados, mas, sem outros gols durante o tempo normal, foi para a prorrogação.

Aos 6 min do tempo extra, Aguilar se esticou para alcançar uma bola pela direita e encontrou Peralta livre no meio da área. O atacante não perdoou e recolocou os mexicanos na frente.

Os americanos não se entregaram e buscaram o resultado novamente. Aos 3 min da segunda etapa, Yedlin encontrou Wood entrando na área e deu boa assistência para o havaiano de 22 anos marcar.

Quando parecia que a decisão seria nos pênaltis, Aguilar foi decisivo novamente. Aos 13 min, ele pegou uma bola no ar, de primeira, e selou a classificação mexicana.

O México se junta a Alemanha (campeã mundial), Chile (campeão da Copa América), Austrália (campeã da Copa da Ásia) e Rússia (país-sede da Copa de 2018) entre os classificados para a competição. Os demais representantes continentais serão definidos em torneios que serão realizados nos dois próximos anos.


Endereço da página:

Links no texto: