Folha de S. Paulo


Com arbitragem confusa, Palmeiras leva goleada e fica fora do G4

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Lucas Barrios disputa bola com jogador da Chapecoense
Lucas Barrios disputa bola com jogador da Chapecoense

Com uma arbitragem muito confusa do árbitro baiano Jailson Macedo Freitas, que voltou atrás em uma expulsão do lateral Egídio e depois validou um gol da Chapecoense que havia anulado, o Palmeiras foi goleado por 5 a 1 na noite deste domingo (04), em Chapecó, pelo encerramento da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No primeiro lance polêmico, o juiz mostrou cartão vermelho para o lateral esquerdo do Palmeiras e depois mandou Egídio, que já estava nos vestiários, voltar para a partida. Na segunda jogada confusa, já na etapa final, o centroavante Túlio de Melo marcou de cabeça e o árbitro anulou o gol. Porém, momentos depois, conversou com o auxiliar e voltou novamente atrás e confirmou o que seria o terceiro dos catarinenses na partida.

Apesar dos lances confusos, que causou revolta dos jogadores das duas equipes, o time catarinense mereceu a vitória. Em menos de 30 minutos de jogo, os donos da casa já venciam o confronto por 2 a 0, gols de Neto e Camilo. Túlio de Melo ampliou na etapa final, enquanto Dudu, que voltava ao Palmeiras após cumprir aquela suspensão do Campeonato Paulista, descontou antes de Apodi e Ananias selarem a goleada.

Com a derrota, o time palmeirense foi ultrapassado na tabela por Santos e São Paulo ao continuar com os mesmos 45 pontos, caindo para a sexta colocação e fora do G4, o grupo da Libertadores. Já a Chapecoense conseguiu a sua primeira vitória no returno da competição e saiu da zona do rebaixamento ao somar 34.

Com a paralisação do Nacional para os jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias Sul-Americanas, o Palmeiras só voltará a campo no próximo dia 14, quando recebe a Ponte Preta às 21h.

Veja vídeo

O JOGO

O Palmeiras teve mais posse de bola durante boa parte de jogo, mas cometeu muitos erros na troca de passes. Com isso, ofereceu inúmeros contra-ataques para o time da casa, principalmente, no primeiro tempo.

Com mais intensidade na partida, a Chapecoense apostou em uma postura mais defensiva para jogar apenas nos erros da equipe paulista. Assim, conseguiu abrir 2 a 0 antes dos 30 minutos de jogo.

Aos 4min, após cobrança de escanteio, o zagueiro Neto ganhou no alto da defesa do Palmeiras e, de cabeça, mandou a bola no canto de Fernando Prass. Já aos 22min, após boa jogada de Willian Barbio, Túlio de Melo ajeitou a bola para Camilo, que chutou cruzado e ampliou para os mandantes.

O cenário do Palmeiras no confronto só não ficou ainda pior porque o árbitro Jailson Macedo Freitas desfez um grande erro que havia cometido. Aos 15min, Egídio deu um carrinho na bola para evitar contra-ataque adversário, mas o juiz viu falta no lance e expulsou o lateral esquerdo. Porém, depois de muita confusão e reclamação por parte dos palmeirenses, o árbitro voltou atrás na decisão e mandou Egídio, que já estava nos vestiários, voltar para a partida.

O técnico Marcelo Oliveira tentou mudar o panorama do duelo com a entrada de João Pedro no lugar de Amaral, passando o lateral direito Lucas a atuar como volante. Mas, o terceiro gol da Chapecoense logo aos 9min acabou com qualquer reação dos visitantes.

Após cobrança de escanteio, Túlio de Melo subiu mais alto do que a zaga do Palmeiras e, de cabeça, fez 3 a 0. Novamente, houve confusão da arbitragem no lance. O árbitro chegou a anular o gol da Chapecoense por causa do auxiliar, mas depois voltou atrás na sua decisão e validou o lance.

Nem o gol de Dudu minutos depois animou o Palmeiras na partida. Aos 19min, o lateral Apodi pegou rebote de Fernando Prass e aumentou o placar. No fim, Ananias selou a goleada.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: