Folha de S. Paulo


'Treinador de futebol é como um banqueiro', diz Alex Ferguson

Duas mil pessoas pagaram 35 libras esterlinas (cerca de R$ 210) para ouvir um técnico de futebol aposentado falar. Por mais de uma hora, Sir Alex Ferguson hipnotizou a audiência.

Tem sido o mesmo em todas as cidades do Reino Unido em que passou para divulgar o livro "Leading", escrito por ele em parceria com Michael Moritz, presidente da Sequoia Capital, uma das maiores empresas de capital de risco do planeta.

"Com o passar dos anos, eu estudei francês, aprendi sobre vinhos, comecei a tocar piano. Mas no fundo, eu só sei falar sobre futebol", disse Ferguson à Folha após o evento em Glasgow, na Escócia, na última segunda (28).

"Leading" era para ser obra sobre liderança, com histórias que podem ser usadas no mundo empresarial. Mas é um livro sobre futebol. O veterano que comandou o Manchester United por 27 anos só sabe bater nessa tecla. Acabou se tornando um guia para técnicos. Veja trechos da entrevista:

O TÉCNICO DE HOJE

Embora não tenha sido o criador da figura do manager, foi ele quem levou mais a sério ser o responsável por todos os departamentos de futebol de um clube e seu modelo foi copiado por outros clubes britânicos.

"Treinador de futebol é como um banqueiro. O tempo todo administra milhões que não são dele e precisa tomar decisões em cima disso. Observação sempre foi uma parte fundamental do meu trabalho. Não consigo acreditar que hoje em dia o técnico ainda dê treinos. Se ele está no meio do campo, comandando o treinamento, deixa de ver coisas que perceberia observando de fora. É para isso que há o assistente."

MUDANÇAS NO FUTEBOL

Crítico de jogadores de cabelos compridos, que usam brinco e correntes chamativas, ele reconhece que teve de se adaptar em outros aspectos. Não gosta de tatuagens, mas teve de aceitá-las, principalmente depois que o francês Eric Cantona, a quem tratava como filho, lançou a moda em Old Trafford.

"Nos últimos dez anos, os jogadores estão mais frágeis fisicamente e mentalmente. O técnico precisa perceber as mudanças e administrar as pessoas. É imprescindível saber observar. Hoje mais do que nunca, precisa ter um nível alto de teimosia."

RELAÇÃO COM ATLETAS

Ele admite que nunca tratou todos os atletas da mesma forma e afirma que isso era uma forma eficiente de administrar o elenco.

"Não é que o técnico precisa entender apenas o jogador. Ele precisa entender a pessoa e como elas são diferentes.

Cantona, por exemplo, era diferente dos outros. Eu o tratava diferente porque ele precisava daquilo e me respondia àquele tratamento dentro de campo. Não há segredo.

O mesmo vale para Cristiano Ronaldo. Ele não é igual aos demais. Sempre teve na cabeça que precisava ser o melhor de todos e trabalhou incansavelmente por isso".

Mesmo seis anos após ter vendido o português para o Real Madrid, Sir Alex continua fã. "Ele reúne tudo o que você quer em um jogador de futebol. Talento, disciplina, vontade de trabalhar."

NOS BASTIDORES

Ferguson tem orgulho não apenas dos times vencedores e dos títulos, mas do ambiente que criou entre os funcionários do clube. Segundo jogadores como o ex-lateral Dennis Irwin, ele era adorado pelos empregados do centro de treinamento.

"Técnico precisa criar um bom ambiente em todo o clube. Reconhecer as pessoas que trabalham duro, chamá-las pelo nome. Vocês não fazem ideia do quanto isso é importante para que todos se sintam bem..."

"O técnico precisa escutar a comissão técnica, mesmo que não faça tudo o que dizem. Na final da Copa da Inglaterra de 1996, estava com problemas para escalar o time. Chamei (Peter) Schmeichel, (Steve) Bruce e (Eric) Cantona. Disse que estava pensando em jogar com três zagueiros. Bruce respondeu que não se sentiria confortável com aquilo. 'Por que você não escala Keane na frente dos zagueiros?', sugeriu Cantona. Keane foi o melhor em campo sem tocar na bola."

VIDA APÓS O FUTEBOL

Dois anos após ter se aposentado, continua sendo uma das figuras mais influentes do futebol. Foi chamado pela Uefa para organizar cursos para técnicos e aconselha ex-colegas em dificuldades.

Recebe convites para palestras, dá aulas como convidado na Universidade de Harvard, nos EUA, administra ao lado do filho Jason um escritório para cuidar da própria imagem e trabalha como embaixador do Manchester United. Sua renda gira na casa das 200 mil libras mensais (cerca de R$ 1,2 milhão).

"Eu ando de bicicleta todas as manhãs com Cathy (mulher de Ferguson), depois passo algumas horas no escritório. Temos alguns negócios na Ásia e são tantas cartas que preciso assinar para serem enviadas que terminam com 'do seu amigo', 'um grande abraço' que acho que posso ser presidente da China. Estou sempre ocupado".

7 A 1, UM ACIDENTE

Mesmo fora oficialmente do futebol, ele continua marcando presença em jogos relevantes na Europa. Acompanhou a Copa do Mundo pela TV e diz que já imaginava o título da Alemanha. Mas não o 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal.

"Os alemães criaram uma escola, uma identidade de jogo, o que todas as seleções deveriam buscar e um dia foi a marca do Brasil".

"Se me pergunta sobre o Brasil, acho que a preocupação deveria ser com isso, não com a derrota. Aquilo foi um acidente, um grande acidente."

E SE CONTINUASSE?

A decisão da aposentadoria em 2013 pegou jogadores e imprensa de surpresa. Agora está confortável para confirmar que largou a profissão por causa da mulher.

"Eu poderia ter continuado como técnico. Estava bem de saúde, ainda tinha fome de vencer. Cathy aguentou minha obsessão com o futebol por 50 anos. Foi ela quem me disse que era uma decisão idiota quando quis abandonar tudo em 2002. Mas em 2013 foi diferente porque tinha perdido a irmã, que era a sua melhor amiga e estava se sentindo muito sozinha. Então, quando disse, no Natal de 2012, que havia decidido me aposentar, ela não disse nada. Mas sabia que tinha ficado feliz."

RAIO-X

Alexander Chapman Ferguson

NASCIMENTO

Glasgow (Escócia), em 31 de dezembro de 1941 (73 anos)

PRINCIPAIS TÍTULOS

Duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, uma Recopa europeia, 13 campeonatos ingleses e cinco Copas da Inglaterra


Endereço da página:

Links no texto: