Folha de S. Paulo


Blatter e Platini são da mesma escola, afirma Romário

O ex-jogador e atual senador Romário (PSB-RJ) criticou o presidente demissionário da Fifa, Sepp Blatter, e Michel Platini, pré-candidato à sucessão, ao afirmar que os dois pertencem à "mesma escola".

"A Fifa está corrupta. Dentro dela, há um cartel. Alguns foram presos, outros serão. Acredito, espero e rezo todos os dias para que Blatter seja um deles", afirmou Romário em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport."Quanto a Platini, é da mesma escola de Blatter", acrescentou.

Romário, porém, afirmou não acreditar que o francês esteja envolvido em assuntos ilícitos. "Mas Blatter é o chefe desta escola de pessoas que podem influenciar no mundo do futebol sem ter que ser corrupto", disse."Não posso afirmar que Platini seja corrupto. Mas, está claro que a forma de dirigir a Uefa não é a melhor. Platini é parte deste mundo e não há nada positivo em sua gestão", completou.

Romário também falou sobre a intenção de outro ídolo brasileiro, Zico, ser candidato à presidência da Fifa.

"Quando Zico anunciou sua candidatura, disse que era uma boa opção, mas acredito que não está pronto", disse Romário. "O que é certo é que não está corrompido e portanto voto por ele. Mas não terá nenhuma chance, a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] não o apoia", completou.

A Fifa deve escolher em 26 de fevereiro de 2016 o sucessor de Blatter, que anunciou sua saída após o escândalo de corrupção que abalou a entidade antes de seu último congresso. José Maria Marin e outros seis dirigentes foram presos no final de maio.

Além de Zico e Platini, os pré-candidatos declarados são o milionário sul-coreano e ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-joon, o príncipe Ali da Jordânia, o presidente da Federação Liberiana Musa Bility, assim como os ex-jogadores de Trinidad e Tobago David Nakhid e da Nigéria Segun Odegbami.


Endereço da página:

Links no texto: