Folha de S. Paulo


Barcelona leva gol do meio de campo e cede empate para a Roma

Roma e Barcelona não saíram de um empate por 1 a 1 nesta quarta-feira (16), na Itália, pela primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

As duas equipes estão na chave E, que conta ainda com Bayer Leverkusen e Bate Borisov –o time alemão venceu por 4 a 1, em casa, também nesta quarta.

O Barça contou com o seu famoso trio de ataque, formado por Messi, Neymar e Suárez, e controlou o jogo. Parecia até que estava jogando em casa.

De fato, o local traz boas lembranças ao Barcelona, porque foi justamente no estádio Olímpico de Roma que o time espanhol conquistou o seu terceiro título da Liga dos Campeões, em 2009, ao derrotar o Manchester United.

O time visitante impôs o seu ritmo e conseguiu abrir o placar aos 21min, com Suárez, que aproveitou um cruzamento de Rakitic e, sem marcação, fez de cabeça.

O jogo era todo do Barcelona. Até os 30min do primeiro tempo, a equipe da casa não havia dado nenhum chute ao gol defendido pelo goleiro Ter Stegen.

Aos 31min, porém, o lateral direito Florenzi arriscou um chute do meio de campo e surpreendeu Stegen, que estava adiantado. A bola bateu na trave antes de entrar.

"Foi um grande gol. Fico emocionado de ver o que eu fiz. Eu não tinha ideia de onde eu estava, não podia passar a bola para o Edin [Dzeko] e pensei: 'no máximo, será tiro de meta'", disse Florenzi, 24, após o confronto.

Mesmo com Neymar apagado, o Barcelona continuou com o domínio no segundo tempo, pressionou, acertou o travessão com Messi aos 32min, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo dos italianos.

Os visitantes terminaram a partida com 69% da posse de bola, contra 31% do adversário, e deram 11 chutes a mais (18 a 7), sendo três de Neymar.

Além disso, o time comandado pelo técnico Luis Enrique, que dirigiu a Roma na temporada 2011/12, completou 645 passes, 481 a mais do que rival.

O Barcelona ainda viu o meia Rafinha sair de campo de maca. O brasileiro entrou aos 16min do segundo tempo e foi substituído aos 19min por causa de uma forte entrada de Nainggolan.

"Parece que é o joelho. Uma lesão muito feia", disse Luis Enrique após o jogo.

RESULTADOS DESTA QUARTA (16) DA LIGA DOS CAMPEÕES

GRUPO E
Roma 1 x 1 Barcelona
Bayer Leverkusen 4 x 1 BATE Borisov

GRUPO F
Dínamo Zagreb 2 x 1 Arsenal
Olympiacos 0 x 3 Bayern de Munique

GRUPO G
Dínamo de Kiev 2 x 2 Porto
Chelsea 4 x 0 Maccabi Tel-Aviv

GRUPO H
Valencia 2 x 3 Zenit
Gent 1 x 1 Lyon


Endereço da página:

Links no texto: