Folha de S. Paulo


Blatter ensinou Platini a roubar, diz Maradona

O argentino Diego Maradona criticou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o francês Michel Platini, pré-candidato à presidência da entidade e mandatário da Uefa.

"Estou fora de tudo isto porque um senhor chamado Blatter me fechou todas as portas. Eu não sou um ladrão, ele sim [...] Blatter provocou muito dano ao futebol e com Platini criaram uma comédia. Mostram que estão separados, um na Fifa e o outro na Uefa, quando na realidade sempre estiveram um ao lado do outro", disse o ex-camisa 10 da seleção argentina em um programa do canal de TV napolitano Piuenne. Os comentários foram reproduzidos nesta terça-feira no jornal Corriere dello Sport.

"E Blatter não fez mais que ensinar Platini a roubar", acrescentou.

Maradona sempre foi um critico da gestão de Blatter. Em maio, após a prisão de sete cartolas da entidade na Suíça, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, Maradona disparou contra o suíço.

"Estes tipos nunca passaram perto de uma bola, não tiveram respeito que a bola deve ter para ser dirigida dignamente, como um exemplo para os meninos", afirmou.

Na última eleição para presidente da Fifa, Maradona declarou apoio ao príncipe jordaniana Ali Bin Al Hussein, único candidato da oposição. Blatter ganhou a eleição, mas renunciou ao cargo quatro dias depois.

"[Blatter] teve medo do FBI e da polícia suíça, teve medo de ser tirado da Fifa", afirmou o ex-jogador.

Além de Platini, o sul-coreano Chung Mong Joon, o ex-jogador Zico, o ex-meio-campista de Trinidad e Tobago David Nakhid, o presidente da federação liberiana, Musa Bility e o príncipe Ali bin Al-Hussein, da Jordânia, vão concorrer à presidência da entidade.

A eleição para presidente da Fifa está marcada para 26 de fevereiro. O prazo para registro de candidaturas é 26 de outubro.


Endereço da página:

Links no texto: