Folha de S. Paulo


Vice da CBF consulta Câmara sobre possibilidade de substituir Del Nero

Divulgação
Marco Vicente
O deputado Marcus Vicente na Câmara dos Deputados, em fevereiro

O deputado federal Marcus Vicente (PP-ES) aguarda um parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara para saber se poderá substituir o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, caso ele peça licença do comando da entidade.

O documento foi enviado pelo deputado no dia 1º de setembro e será votado nesta terça (15). O relator do caso, deputado Rubens Pereira Júnior (PC do B-MA), apoia o pedido.

Ele disse que não "há impedimento para que um parlamentar em exercício ocupe cumulativamente" os cargos "desde que a CBF não goze de favor decorrente de contrato" com o governo.

Vicente definiu que faria a consulta à CCJ com o aval de Del Nero, após uma reunião com dirigentes da CBF, no dia 30 de agosto.

Ele é um dos cinco vices da entidade e o preferido de Del Nero para substituí-lo em caso de licença. Pelo estatuto da CBF, o presidente pode se licenciar do cargo por até seis meses. Nesse caso, ele tem o direito de escolher o seu substituto entre os vices.

Vicente é deputado federal e presidente estadual do Partido Progressista (PP). No ano passado, ele foi eleito para o quarto mandato parlamentar, com 45.525 votos. Além disso, é um dos líderes da CBF em Brasília.

SUCESSÃO

Investigado pelo FBI e pela CPI do Futebol, Del Nero pode se licenciar do cargo para se defender.

Em junho, ele tentou mudar o critério para sua sucessão, mas não conseguiu.

Em caso de renúncia, o mais velho substitui o mandatário. O presidente da Federação de Futebol de Santa Catarina, Delfim Peixoto, 74, é o primeiro na linha de sucessão. Peixoto se desentendeu várias vezes com Del Nero nos últimos meses.

Além de Vicente e Peixoto, os outros vices da CBF são o alagoano Gustavo Feijó e o maranhense Fernando Sarney.

Preso na Suíça desde maio, José Maria Marin também era vice de Del Nero.

Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção. Del Nero é suspeito de participação no esquema.

No mês passado, os senadores quebraram o sigilo bancário e fiscal do presidente da CBF.


Endereço da página:

Links no texto: