Folha de S. Paulo


CBF pede à Fifa para usar vídeos em lances duvidosos da arbitragem

A CBF pediu à Fifa uma autorização para poder utilizar um árbitro de vídeo em seus campeonatos a partir de agora. O novo juiz ficaria ao lado do campo assistindo ao jogo de uma televisão e ajudaria nas decisões de lances polêmicos. O pedido da utilização da tecnologia foi feito nesta quinta-feira (10) pelos clubes, em reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

O presidente Marco Polo Del Nero ligou para alguns clubes nesta sexta-feira (11) para comunicar que a chance de ter essa mudança é bastante grande já nos próximos dias.

"Vai funcionar da seguinte forma: o árbitro ficará assistindo à partida e intervirá com o objetivo de diminuir os erros que estamos acostumados a ver. Estamos muito esperançosos de que a Fifa vai autorizar", explicou Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

Na reunião de quinta (10), dirigentes lembraram que uma experiência semelhante com auxílio de vídeo já foi feita na Holanda.

Um dos dirigentes que recebeu o aviso de Del Nero foi o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno.

"Não sei quando vai começar a usar no Brasileiro, mas vai ser uma mudança muito grande", afirmou o dirigente do clube mineiro.

O responsável pelo programa de implantação da novidade será Manoel Serapião Filho, que viajará a Londres no dia 14 de outubro para participar do Painel Técnico Consultivo da IFAB (International Football Association Board), o órgão que regulamenta as regras do futebol.

Serapião Filho explica que haverá a criação do cargo de árbitro de vídeo (AV), cuja atribuição será corrigir erros técnicos ou disciplinares claros e que possam alterar diretamente o resultado ou o desenvolvimento das partidas. Não haveria, diz ele, interrupção do jogo.

"O AV atuará com base em imagem televisiva simultânea e com possibilidade de imediato replay. A comunicação com os árbitros será feita por ponto eletrônico", disse o ex-árbitro, que é dono do projeto, elaborado em 2009.

LANCES

A CBF divulgou em seu site os lances que terão influência imediata do árbitro de vídeo: dúvida se a bola entrou ou não no gol; saídas da bola pela linha de fundo, quando na mesma jogada for marcado gol ou pênalti; definição se a falta ocorreu dentro ou fora da área; gols e pênaltis possibilitados e evitados em razão de faltas claras/indiscutíveis, não vistas ou marcadas de modo claramente equivocado; impedimentos por interferência no jogo, caso na mesma jogada haja gol ou pênalti; jogo brusco grave ou agressão física (conduta violenta) indiscutíveis não vistos ou mal decididos pela arbitragem.

Além dessa mudança, a CBF vai anunciar mais duas novidades: um estudo para dar início à profissionalização dos árbitros e também a inclusão de cinco clubes na comissão de arbitragem brasileira.

POLÊMICAS

Levantamento feito pela Folha na semana passada mostrou que, até a 22ª rodada, este Brasileiro teve pelo menos 25 erros de arbitragem evidentes em momentos decisivos das partidas. O número representa, em média, mais de um erro por rodada (1,13).

Após as partidas da quarta-feira passada, a CBF afastou cinco auxiliares e um árbitro envolvidos em lances polêmicos.

O bandeira Fábio Pereira, um dos afastados após marcar impedimento inexistente em gol do Fluminense contra o Corinthians, disse em entrevista à Folha que "prejudicou a competição" e que esse foi o grande erro de sua carreira.


Endereço da página:

Links no texto: