Folha de S. Paulo


Brasil goleia os EUA por 4 a 1 no último teste antes das eliminatórias

Mesmo no banco de reservas desde o início do jogo e entrando somente no intervalo da partida, Neymar anotou dois gols e ainda participou de mais um na goleada da seleção brasileira por 4 a 1 sobre os Estados Unidos, em amistoso realizado na noite desta terça-feira (08), em Boston.

Com o feito, o camisa 10, que não atuará nas duas primeiras rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia, chegou aos 46 gols pela camisa verde e amarela, sendo o quinto maior artilheiro do time nacional.

Antes de Neymar entrar em campo, Hulk já havia aberto o placar ainda no começo do primeiro tempo, enquanto Rafinha foi o outro goleador brasileiro no confronto. Apesar de não ter balançado a rede, Lucas, do PSG, também foi bem.

Este foi o último teste da seleção brasileira antes da estreia no classificatório para a Copa-2018. A equipe do técnico Dunga faz seu primeiro jogo no torneio que dá vaga para o Mundial no dia 8 de outubro, contra o Chile, em Santiago.

Mesmo sem o seu principal jogador, o treinador gaúcho chegará ao eliminatório com excelente retrospecto à frente da seleção. Agora, com 16 partidas no retorno, o treinador acumula 14 vitórias, um empate e uma derrota.

O JOGO

Mesmo com a boa mobilidade de Lucas Lima, Willian e Douglas Costa no meio de campo, a seleção brasileira novamente teve dificuldades na criação das jogadas no campo de ataque. Com isso, poucas vezes ameaçou o goleiro Guzan no primeiro tempo.

Isso porque o Brasil tinha muitas dificuldades na saída de bola e abusava da ligação direta do campo de defesa para o ataque, o que facilitava a marcação dos Estados Unidos.

Mesmo assim, a equipe brasileira conseguiu o gol logo no início do jogo, o que permitiu jogar o restante da etapa inicial de forma mais recuada e somente nos contra-ataques. Aos 8min, Willian fez bela jogada individual e cruzou com curva, acertando a trave direita. No rebote, a bola sobrou para Hulk, quase na pequena área, chutar forte e abrir o placar no amistoso.

Dunga promoveu as entradas de Neymar e Roberto Firmino logo na volta dos vestiários e, com as mudanças, o time nacional ganhou mais presença ofensiva e velocidade na troca de passes.

Logo em sua primeira jogada individual, Neymar já conseguiu criar a chance do Brasil chegar ao segundo gol. Em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo aos 5min, o camisa 10 cobrou no canto e fez 2 a 0.

Depois, as duas seleções começaram a fazer inúmeras substituições e a equipe brasileira, que ganhou as entradas de Lucas, Rafinha e Fernandinho, se aproveitou da fragilidade do time reserva adversário para construir a goleada.

Neymar continuou sendo o protagonista. Aos 19min, após belo corta-luz do camisa 10, Lucas puxou contra-ataque e cruzou rasteiro para Rafinha chutar na saída do goleiro Guzan e fazer 3 a 0. Minutos mais tarde, Neymar recebeu passe dentro da grande área dos Estados Unidos, fintou dois zagueiros e chutou no canto, selando a goleada.

Nos acréscimos, Danny Williams arriscou forte chute de fora da área e descontou para o time da casa, pouco antes do apito final.


Endereço da página:

Links no texto: