Folha de S. Paulo


Para Globo, modelo de divisão das cotas de TV é positivo para o futebol

A reportagem procurou a Rede Globo, principal compradora dos direitos de TV do futebol brasileiro, para que a emissora comentasse a investigação pedida pelo Ministério Público Federal ao Cade sobre a partilha das cotas de televisão.

A assessoria da Globo informou que não se manifesta sobre processos em andamento.

Anteriormente, contudo, em resposta ao Cade, a emissora disse que as negociações com os clubes não comprometem a qualidade do torneio.

"As principais negociações realizadas entre o Grupo Globo e os clubes de futebol têm impactado positivamente a qualidade das competições (ou, em alguns casos, evitado a queda de qualidade das mesmas), em razão dos altos valores pagos pelos direitos e pela alavancagem das demais receitas dos clubes, em razão da maximização das audiências dos jogos", escreveu.

Disse ainda que "a qualquer comprador de direitos de eventos de futebol interessa que seja o mais competitivo possível".

A Globo afirmou também que a mudança no formato da negociação trouxe "melhora significativa nas condições econômicas e qualitativas para os clubes, jogadores e torcedores, permitindo ao futebol brasileiro galgar um novo patamar, aumento de visibilidade dos clubes, audiências, maiores receitas publicitárias, maiores vendas de assinaturas e de produtos relacionados ao Campeonato Brasileiro".

A Globo cita ainda que, desde que as negociações passaram a ser individuais, o valor investido por ano mais que dobrou.

DIREITOS DE TRANSMISSÃO - Valores pagos pela Rede Globo (em R$ milhões)


Endereço da página:

Links no texto: