Folha de S. Paulo


Ricardo Oliveira desencanta, e Santos goleia o Avaí na Vila

Ricardo Saibun/Santos FC
Jogadores do Santos comemoram um dos gols na goleada sobre o Avaí
Jogadores do Santos comemoram um dos gols na goleada sobre o Avaí

Com um gol do artilheiro Ricardo Oliveira, que voltou a balançar as redes após três jogos, o Santos venceu o Avaí por 5 a 2 na noite deste sábado (22), na Vila Belmiro, pela abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro (20ª rodada).

Com o feito na partida, o camisa 9 santista chegou a marca de 11 gols na competição nacional e abriu três de vantagem para o segundo colocado Alexandre Pato, do São Paulo. Gabriel e Thiago Maia, ainda no primeiro tempo, e Nilson e Lucas Lima, já na etapa final, foram os outros goleadores na vitória do time do litoral paulista.

O resultado positivo fez a equipe da Vila Belmiro se distanciar ainda mais da zona do rebaixamento ao chegar aos 27 pontos, na parte intermediária da tabela. De quebra, manteve os 100% de aproveitamento do técnico Dorival Júnior em casa. São sete vitórias em sete jogos na Vila Belmiro.

Agora, os santistas voltam as suas atenções para o Corinthians, adversário na próxima quarta-feira (26) pela Copa do Brasil. Na ida, o Santos venceu por 2 a 0.

Já o Avaí, que viu o estreante Léo Gamalho anotar os dois gols da equipe na partida, continuou com 20 pontos e entrou na zona da degola ao ser ultrapassado pelo Goiás, que derrotou o Vasco também neste sábado.

Veja vídeo

O JOGO

Sempre com muita mobilidade e velocidade imposta pelo trio Lucas Lima, Geuvânio e Gabriel, o Santos envolveu rapidamente a defesa do time catarinense e criou muitas chances no ataque. Com menos de 15 minutos, o placar já marcava 2 a 0 para a equipe da Vila Belmiro.

Aos 10min, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Gabriel, sozinho na segunda trave, só escorar para o fundo das redes. Depois, aos 13min, Ricardo Oliveira deu belo passe no meio da zaga do Avaí para o volante Thiago Maia, que apareceu como elemento surpresa na grande área adversária e chutou forte para ampliar para os donos da casa.

Porém, ainda desgastado do jogo contra o Corinthians, na quarta, o Santos começou a tentar manter a posse de bola para cansar menos, mas acabou atraindo os visitantes para o seu campo de ataque e foi vazado antes do intervalo.

Aos 28min, após lançamento nas costas da defesa santista, Léo Gamalho entrou na grande área santista e chutou cruzado para diminuir para o time catarinense, sem chances para o goleiro Vanderlei.

No entanto, um gol do Santos logo na volta dos vestiários acabou com possibilidade de reação dos visitantes. Logo aos 2min, Geuvânio deu belo passe em profundidade para Ricardo Oliveira, que invadiu a grande área e chutou no canto esquerdo para selar a vitória santista.

Depois, o Santos diminuiu o ritmo e permitiu o Avaí ficar mais presente no campo de ataque. Com isso, Rômulo quase descontou de novo para os catarinenses, mas acertou a trave em chute da entrada da área.

Dorival Júnior então substituiu os três jogadores de frente (Geuvânio, Ricardo Oliveira e Gabriel) para poupá-los. E, justamente um dos substitutos, ampliou o placar para os mandantes.

Aos 35min, Nilson pegou sobra de bola na grande área do Avaí e, na saída do goleiro Diego, chutou rasteiro para fazer 4 a 1.

Mas, antes do apito final, Léo Gamalho ainda descontou novamente para os visitantes, e Lucas Lima, em um pênalti inexistente, selou a goleada.


Endereço da página:

Links no texto: