Folha de S. Paulo


Não queria parecer atleta frustrado, diz Daniel Alves após criticar CBF

Daniel Alves não queria que sua críticas à CBF parecessem coisa de jogador frustrado por ter sido esquecido pela seleção brasileira em alguns momentos. A lista de Dunga para os amistosos da seleção de setembro, contra Costa Rica e EUA em solo americano, confirmou o jogador como o preferido da lateral direita neste momento.

Havia, porém, um suspense se o treinador o chamaria porque, em meados de julho, no programa "Altas Horas", da TV Globo, Daniel Alves criticou abertamente a direção da CBF. Na época, disse que "não se sabe se os jogadores e os torcedores são importantes para a CBF".

"Não queria que aquelas declarações [contra a CBF] parecessem a opinião de um atleta frustrado por não estar indo [para a seleção]. Sei que as pessoas que estão na seleção levam em conta como o jogador está se saindo no clube para convocar", disse Daniel em entrevista à Folha.

Daniel continua a mostrar serviço a Dunga num dos maiores clubes do mundo, o Barcelona, que neste domingo (23), 13h30, estreia no Espanhol contra o Athletic de Bilbao (com ESPN Brasil).

ESPANHOL E RENOVAÇÃO

Daniel Alves esteve prestes a ficar sem clube, mas no início de junho, antes de se apresentar à seleção para a Copa América, acertou vínculo por mais duas temporadas. "Culpa" do treinador.

"Ele [Luis Henrique] foi um dos motivos de eu ter ficado. Ele falava que deveria ter renovação, sei que conversou isso lá em cima. Juntamos o útil ao agradável nessa situação toda", disse o brasileiro.

Em meio a um time repleto de estrelas, o treinador entendeu que era importante ter um jogador com personalidade forte como Daniel Alves, até em um momento que o Barcelona está proibido de contratar até dezembro devido às irregularidades em contratos com atletas menores de 18 anos.

Mesmo assim, para o jogador, o time mantém qualidades para protagonizar o campeonato, mais uma vez, com o Real Madrid. Com pequena ressalva.

"Não acredito em surpresas no futebol, acredito que as coisas se conseguem com muito trabalho. Mas mesmo com a força de Real Madrid e Barcelona, alguns times estão fazendo coisas legais esse ano, vai ser interessante", disse o jogador.

Justamente o rival da estreia será um dos times que prometem fazer coisas "legais", o Bilbao, clube que venceu o Barça por 4 a 0 em um dos jogos das finais da Supercopa da Espanha, há dez dias.

POSSIBILIDADE DE FICAR SEM CLUBE

Daniel disse que em nenhum momento temeu pelo futuro porque tem um lema: "Eu não jogo futebol para ser famoso, para ficar conhecido no mundo. Jogo porque amo jogar. Se isso pode proporcionar um bem-estar para minha família, melhor, claro, mas é a minha paixão. E tudo com paixão faz com que você trabalhe bem", disse o jogador.

As críticas, por desempenhos dentro de campo, pelo estilo ousado de se vestir, ou pela sinceridade nas declarações segundo ele, ficam de lado. "Às vezes escuto um monte de babaquice, mas como dizem, faz parte do show. O que sei é que toda noite coloco a cabeça no travesseiro e durmo tranquilo, porque tentei fazer o melhor".

GUARDIOLA E A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Em outra entrevista que repercutiu, esta para a "ESPN Brasil", Daniel Alves disse que Pep Guardiola, que foi seu técnico no Barcelona e hoje está no Bayern de Munique, queria treinar a seleção na Copa-2014. A CBF rejeitou contratar um técnico estrangeiro e optou por Dunga.
Guardiola, em entrevista dias depois, não negou a declaração do brasileiro.

"Acredito que era a oportunidade de um reformulador, grande gestor, dar uma revolucionada no nosso futebol através de nossa seleção. Temos que ter os melhores", disse Daniel Alves.

Ele sente que e, em alguns momentos, há pessoas remando para direções opostas com relação ao futebol brasileiro.

"Temos que ter uma conexão, estar no mesmo barco. Na seleção, acho que estamos tendo uma reformulação. Mas a qualidade dos nossos jogadores, é incomparável. É constância do grupo que vai nos transformar em uma grande equipe", disse o jogador.

Para ele, é preciso que o futebol brasileiro, no geral, olhe para a base –a renovação das laterais, por exemplo, é um problema na atualidade.

"O Brasil é uma fábrica de jogadores, mas é preciso um pouco mais de cuidado com as categorias de base. É como uma empresa, tem que formar os bons profissionais".

NEYMAR

Com caxumba, o atacante vai perder a estreia do Barcelona no Espanhol, mas Daniel Alves acredita que ele estará em campo na segunda rodada, dia 29 de agosto, contra o Málaga.

Dois dias depois, ambos têm que se apresentar à seleção para os amistosos nos EUA.
"Neymar vai estar bem", disse o companheiro de time.

FIM DE CARREIRA

Bahia, São Paulo ou Palmeiras.  Não necessariamente nessa ordem, mas são os clubes que o lateral-direito cogita jogar no Brasil antes de pendurar as chuteiras. E explica:

"Bahia porque foi onde eu comecei, que me levou ao mundo. São Paulo é o clube do coração, de criança. Na minha casa [em Juazeiro, na Bahia] passava jogos dos times do Rio e São Paulo, tenho irmão flamenguista. E o Palmeiras é o time do pai, que diz que tenho que jogar lá. E sabe que gosto muito de realizar os sonhos do meu pai [risos]", disse.

RAIO X
DANIEL ALVES

Nome: Daniel Alves da Silva

Idade: 32 (06/05/1983)

Nascimento: Juazeiro (BA)

Clubes: Bahia, Sevilla e Barcelona


Endereço da página:

Links no texto: