Folha de S. Paulo


Sob vaias, São Paulo perde para o Ceará por 2 a 1 na Copa do Brasil

O São Paulo estreou na Copa do Brasil com o pé esquerdo. Mesmo jogando no Morumbi, o time comandado por Juan Carlos Osorio foi derrotado pelo Ceará por 2 a 1.

O Ceará, lanterna da série B, se fechou na defesa e apostou nos contra-ataques e nas bolas paradas. E foi justamente em escanteio pela direita que Wellington Carvalho desviou na primeira trave e Rafael Costa empurrou para a rede, aos 17 minutos. O segundo gol cearense foi marcado novamente por Rafael Costa, aos 20 minutos da etapa complementar, em cobrança de pênalti sofrido por Fabinho.

Alexandre Pato descontou para o São Paulo, aos 22 minutos do segundo tempo. O camisa 11 pegou sobrou de bola na área, fintou o marcador e bateu cruzado para vencer o goleiro Luís Carlos. Este foi o 20º gol de Pato na temporada 2015.

Mesmo com maior posse de bola e controle das ações durante todo o jogo, o São Paulo falhou nas finalizações de média distância e abusou dos cruzamentos, facilitando o trabalho da defesa da equipe comandada por Marcelo Cabo.

Com o resultado conquistado hoje, o Ceará poderá jogar por uma empate na partida de volta, que será disputada na próxima quarta-feira (26), às 19h30, no estádio Castelão, em Fortaleza.

Veja vídeo

JOGO

O São Paulo começou o jogo pressionando a saída de bola cearense e criando oportunidades de finalização já nos minutos iniciais.

Aos 6 minutos, Alexandre Pato recebeu na entrada da área, levou a melhor sobre o zagueiro do Ceará e finalizou de pé direito. O goleiro Luís Carlos fez a defesa em dois tempos.

O Ceará pouco conseguia passar do meio de campo. Mas, aos 17 minutos, em um escanteio cobrado da direita, o zagueiro Wellington Carvalho desviou na primeira trave e Rafael Costa completou para o fundo do gol.

Com o placar adverso, o São Paulo continuou controlando o jogo, mas abusou das bolas alçadas na área, facilitando o corte da zaga cearense. A única chegada do primeiro tempo usando esse expediente foi com o zagueiro Luiz Eduardo, mas o cabeceio não teve direção, aos 38 minutos.

Em chutes de fora da área, Paulo Henrique Ganso e Thiago Mendes levaram perigo à meta de Luís Carlos, aos 39 e 41 minutos, respectivamente.

O São Paulo quase empatou com Michel Bastos, que pegou sobra na área e bateu no canto esquerdo, aos 42 minutos. O goleiro Luís Carlos fez ótima defesa e mandou para escanteio.

No segundo tempo quem chegou com perigo primeiro foi o Ceará. Logo aos 3 minutos. Fabinho puxou o contra-ataque e cruzou para o cabeceio de Rafael Costa. Renan Ribeiro defendeu com segurança.

Aos 19 minutos, Fabinho puxou contra-ataque e foi derrubado por Luiz Eduardo dentro da área. Rafael Costa bateu forte e marcou o segundo cearense.

O São Paulo diminuiu a vantagem cearense com Alexandre Pato, que pegou sobra de bola na área e bateu cruzado para vencer o goleiro Luís Carlos, aos 22 minutos.

Aos 40 minutos, quase o São Paulo empatou. Após bate e rebate na área, o goleiro Luís Carlos salvou. Aos 42, Carlinhos recebeu nas costas da zaga e bateu na saída do goleiro, mas o auxiliar assinalou o impedimento.

A última chance do São Paulo foi nos acréscimos. Pato ajeitou para Wilder, que bateu mascado. Luís Carlos fez o corte parcial e a bola voltou para o colombiano, que chutou forte e a bola explodiu no travessão.


Endereço da página:

Links no texto: