Folha de S. Paulo


Barça empata com Bilbao, perde Supercopa e dá adeus ao 'sextete'

Manu Fernandez/Associated Press
Aritz Aduriz comemora o gol de empate do Athletic Bilbao no segundo jogo da Supercopa da Espanha
Aritz Aduriz comemora o gol de empate do Athletic Bilbao no segundo jogo da Supercopa da Espanha

Mesmo com um gol de Lionel Messi ainda no primeiro tempo, o Barcelona viu o Athletic Bilbao conquistar o título da Supercopa da Espanha após o empate por 1 a 1 no jogo de volta da final da Supercopa da Espanha, na tarde desta segunda-feira (17), no estádio Camp Nou, na Catalunha.

Como havia sido goleado por 4 a 0 na partida de ida, fora de casa, o time catalão não conseguiu reverter a desvantagem e permitiu ao clube basco conquistar, após 31 anos, o seu segundo título na história da competição.

O centroavante Aduriz, autor de três gols no primeiro duelo entre as equipes, selou o empate já na etapa final, quando os donos da casa tinham um jogador a menos. Piqué foi expulso por reclamação.

Com isso, o Barcelona não conseguirá mais alcançar o sonho do "sextete" (termo usado no futebol espanhol para a conquista de seis títulos em um ano), feito que conseguiu em 2009, com Josep Guardiola no comando.

Em 2015, a equipe da Catalunha já havia vencido o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa. Mas, mesmo que vença o Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro, a derrota na Supercopa da Espanha evita que o time repita o recorde.

Agora, Barcelona e Athletic Bilbao voltam a se enfrentar no próximo domingo (23). Desta vez, o confronto será pela primeira rodada do Campeonato Espanhol.

O JOGO

O primeiro tempo da final se resumiu em um confronto basicamente entre ataque e defesa. Com uma posse de bola superior a 70%, o Barcelona pressionou o time de Bilbao do começo ao fim do jogo.

A equipe visitante, recuada com todos os seus 11 jogadores atrás da sua intermediária, conseguiu dificultar as jogadas de infiltrações do Barcelona, que chegou a acertar o travessão adversário com Piqué somente em uma jogada de bola parada logo aos 5min.

Porém, no restante do tempo, o time catalão trocava passes no campo de ataque, mas sem encontrar espaços na defesa adversária. Nem as triangulações ente Messi, Iniesta e Suárez foram suficientes para superar a retranca do Bilbao.

E o cenário só não ficou pior para os catalães porque, aos 37min, Eraso perdeu gol feito na frente do goleiro Bravo após uma saída errada da defesa do Barcelona.

Apesar do susto, a equipe da casa ainda conseguiu a vantagem no placar antes do intervalo. Aos 42min, após cruzamento de Rakitic, Suárez ajeitou a bola com o peito para Messi chutar na saída do goleiro e fazer 1 a 0.

O retrato da partida foi o mesmo na etapa final: Barcelona com muito mais posse de bola e presença ofensiva, enquanto o Bilbao recuado em todo o seu campo de defesa.

A expulsão do zagueiro Piqué, aos 11min, por reclamação, facilitou ainda mais o trabalho defensivo dos visitantes. Mesmo assim, Rakitic perdeu excelente chance de ampliar o placar após cruzamento de Mathieu logo em seguida.

No fim, o técnico Luis Enrique ainda promoveu as entradas de Sandro Ramírez e Munir para dar mais mobilidade ao ataque catalão. Mas sem sucesso.

E, com um jogador a menos, a equipe da casa sofreu o empate. Aos 28min, Aduriz recebeu passe de cabeça na grande área e, mesmo sozinho, precisou chutar duas vezes para vazar o goleiro Bravo e selar o 1 a 1.


Endereço da página:

Links no texto: