Folha de S. Paulo


Êxito no Parapan não garante sucesso no Rio

A estratégia brasileira de impor uma imagem de grande potência paradesportiva deu certo nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, onde a delegação nacional sagrou-se tricampeã com o maior número de premiações e de ouros já conquistados.

O resultado ajuda, mas não credencia o país para obter o mesmo êxito na Paraolimpíada do Rio, no ano que vem.

Em 2016, o Brasil enfrentará forças mais expressivas e organizadas no paradesporto como China, Ucrânia, Inglaterra e Austrália. Mesmo os EUA, que ficaram em terceiro no Parapan, atrás do Canadá, levam à Paraolimpíada um elenco mais competitivo e com melhores índices.

"Tivemos excelentes resultados no atletismo. Crescemos no tiro com arco, criamos uma equipe de rúgbi que se consolida e evoluímos no basquete em cadeira de rodas. O caminhão de medalhas não vai se repetir, mas é um indicativo de evolução e de avaliação de atletas", afirmou Andrew Persons, presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

O montante de medalhas recordes ganhas pelo tênis de mesa, com 15 ouros, e pela natação, com 38 —sendo oito de Daniel Dias, o mais premiado da competição—, tende a minguar, no Rio, com a participação de chineses, coreanos, russos e alemães.

Com exceção do rúgbi, que perdeu o bronze para a Colômbia, todas as outras 15 modalidades conseguiram medalhas no Parapan, algo que não se imagina em evento como a Paraolimpíada.

Para chegar à meta do quinto lugar paraolímpico, o Brasil terá de continuar contando com multi-medalistas como Daniel Dias, André Brasil (ambos da natação), Terezinha Guilhermina e Mateus Evangelista (do atletismo), e com o futebol de 5 (atletas cegos) e o futebol de 7 (atletas com paralisia cerebral).

O CPB também aposta no corredor Alan Fonteles, 22, que surpreendeu e ficou com o ouro nos 200 m categoria T44 –a divisão depende da habilidade dos atletas. Fonteles perdeu os 100 m para um americano e vinha de período de depressão e quase abandono do esporte.

O Brasil encerrou os Jogos Parapan-Americanos de Toronto com 257 medalhas (109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze).

INGRESSOS

A expectativa da organização dos Jogos Paraolímpicos é vender cerca de três milhões de ingressos, o que superaria a histórica marca de Londres-2012 – 2,7 milhões.

O número do Parapan de Toronto não foi divulgado, mas as arenas visitadas pela Folha sempre estavam com muitos espaços vazios.

As vendas começam em 7 de setembro, quando devem ser iniciadas propagandas de divulgação dos Jogos.


Endereço da página:

Links no texto: