Folha de S. Paulo


Análise

Alemão começa como campeonato de quem pode enfrentar o Bayern

O livro Tor, do jornalista alemão Ulrich Hesse-Lichtenberger, divide o futebol do país campeão mundial em três fase distintas. Desde que o Bayern se tornou poderoso, com o título de 1969, houve um período de dez anos em que a Bundesliga, a liga de futebol da Alemanha, que começa nesta sexta-feira (14), funcionava como o Campeonato Escocês. Só havia dois candidatos ao título, o Borussia Monchengladbach e o Bayern.

A partir de 1979, o Hamburgo se tornou o rival do Bayern e, na segunda metade dos anos 80, Werder Bremen e Stuttgart revezaram-se nessa missão. Desde 1994, quando o Bayern passou pela última vez três temporadas sem a taça, passou a haver uma curiosa alternância. Sempre o Bayern é candidato ao título, há um desafiante que muitas vezes muda e os outros dezesseis clubes apenas participam do campeonato.

O zagueiro Dante não tem dúvida em afirmar qual será o desafiante do Bayern na temporada que se inicia hoje.

"Será o Wolfsburg", diz Dante. O adversário da estreia hoje, às 15h30, com transmissão do Fox Sports, é o Hamburgo, campeão europeu em 1983, único clube que jamais disputou a segunda divisão, mas ameaçado de rebaixamento nas duas últimas temporadas.

O treinador do Hamburgo é Bruno Labbadia, centroavante do Bayern campeão em 1994, dirigido por Franz Beckenbauer na segunda metade da temporada. Como já foi eliminado na primeira fase da Copa da Alemanha, o Hamburgo começa a temporada em crise.
O Bayern também.

Os dois títulos nacionais nas duas primeiras temporadas com Guardiola alicerçam o Bayern, mas há críticas pelo técnico ter introduzido estilo espanhol. "Nosso time é menos vertical hoje em dia", admite o zagueiro Dante.

Discute-se a renovação do contrato, com término previsto para o final da temporada. Guardiola desconversa. Diz não saber o que irá fazer a partir de maio.

Diferente do zagueiro Dante, Guardiola não elege o rival mais forte. "Há grandes times como o Borussia Monchengladbach, o Bayer Leverkusen, o Wolfsburg e o Borussia Dortmund", diz. Depois de sete temporadas, o Dortmund, time da maior média de público do planeta - 80 mil por partida - não terá o técnico Jürgen Klopp, substituído por Thomas Tuchel, ex-Mainz, clube que também foi a origem de Klopp.

O Campeonato Alemão tem a maior média de gols das grandes ligas européias (2,75 por partida) e a maior média de público, com 43.100 torcedores por jogo. O desafio que os alemães se impõem é o de incomodar a Premier League e ter, em cinco anos, o torneio mais atrativo do planeta. Não é simples, mas o slogan criado pela Bundesliga ajuda: mais gols, mais paixão! Eles apostam na qualidade dos jogos, no jogo ofensivo e nos estádios lotados para fazerem o melhor campeonato do mundo.


Endereço da página:

Links no texto: