Folha de S. Paulo


Dunga deixa ex-capitão Thiago Silva e 'chineses' fora de lista para amistosos

Dunga deixou de fora da primeira lista de convocados pós-fracasso na Copa América o zagueiro Thiago Silva, ex-capitão da seleção brasileira, e atletas que atuam no futebol da China.

Os chineses levaram recentemente alguns dos principais atletas do país que estavam aparecendo em convocações, como Robinho e Diego Tardelli.

Thiago Silva falhou na eliminação brasileira no torneio continental. Foi ele quem colocou a mão dentro da área, lance que originou o pênalti e o gol de empate do Paraguai. Na decisão por penalidades, o Brasil acabou perdendo por 4 a 3.

No dia seguinte, em entrevista à Folha, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, disse que não poderia criticar Dunga porque a eliminação aconteceu por culpa de um jogador – não citou nome.

No início do trabalho de Dunga, em setembro de 2014, o treinador optou por escalar a zaga titular com David Luiz e Miranda, mas Thiago Silva foi recuperando espaço dentro de campo, e também fora, como líder. A falha contra os paraguaios parece ter sido fundamental para ficar fora agora.

O treinador também evitou chamar atletas que atuam na China, país emergente no futebol porque tem dinheiro para investir, e que tem levado atletas importantes do Brasil.

'sos8qan748qi1ii5gxhlm00hq', 'CFB8125822773524E0440021281A8A86', '1iuugsgwg5ukz19csi4n8u7wkc', 'perfsos8qan748qi1ii5gxhlm00hq-1iuugsgwg5ukz19csi4n8u7wkc', 'eplayer41', {age:1435250785000}

Diego Tardelli, titular do treinador quando estava no Atlético-MG e agora no Shandong Luneng, e Robinho, que passou a ser convocado, por ser referência, quando estava no Santos, e atualmente no Guangzhou Evergrande, ficaram fora.

Outro jogador que esteve nas primeiras listas quando se destacou no Cruzeiro, e agora está na China (no Guangzhou) e não interessa mais a Dunga, é Ricardo Goulart.

Everton Ribeiro, melhor atleta dos dois últimos brasileiros pela equipe cruzeirense, e que também foi para um futebol de qualidade técnica inferior (joga no Al-Ahli, dos Emirados Árabes), esteve na Copa América e desta vez está fora também.

"Estamos analisando os jogadores, guardando no banco de dados, e vendo as melhores opções para as eliminatórias. Vamos agora avaliar outros atletas", disse Dunga.

Chamou a atenção também a não convocação de Philippe Coutinho, que tem feito bons jogos no Liverpool e teve uma atuação de regular para boa na Copa América. Kaká, do Orlando City, ocupou seu espaço.

"Precisamos de referência", explicou Dunga, se referindo a Kaká.

O Brasil enfrenta a Costa Rica, dia 5 de setembro, em Nova Jersey (EUA), e três dias depois os Estados Unidos, em Boston. Serão os dois últimos jogos antes da estreia nas eliminatórias para a Copa-2018, em outubro, contra o Chile, provavelmente em Santiago.

Convocados da seleção


Endereço da página:

Links no texto: