Folha de S. Paulo


Neymar fica fora da disputa do prêmio de melhor jogador da Europa

A artilharia e o título da Liga dos Campeões não foram suficientes para que Neymar entrasse na lista final de melhor jogador da Europa na última temporada. O brasileiro foi superado pelo uruguaio Luis Suárez, que vai concorrer ao prêmio juntamente com o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo.

A lista com os três finalistas foi divulgada nesta quarta-feira (12) pela Uefa. O vencedor será conhecido no dia 27 de agosto, em Mônaco, na França, quando será realizado o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com 23 pontos, Neymar terminou na quinta colocação. Na última temporada, o brasileiro conquistou os títulos do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei, além da Liga dos Campeões. No torneio europeu, o jogador marcou dez gols assim como Messi e Cristiano Ronaldo.

O quarto colocado foi o goleiro italiano Buffon, da Juventus, que somou 24 pontos. A equipe italiana foi vice-campeã da última edição da Champions —perdeu a final para o Barcelona.

Além de Neymar, a lista de 35 jogadores divulgada pela Uefa tem outro brasileiro: Roberto Firmino, que vestiu a camisa do alemão Hoffenheim na última temporada e agora está no Liverpoool. Ele terminou na 28ª colocação.

A votação foi feita por jornalistas de cada uma das 54 federações filiadas a Uefa. Cada um apresentou seu ranking dos cinco melhores da temporada, com o primeiro colocado recebendo cinco pontos; o segundo, quatro; o terceiro, três; o quarto, dois; e o quinto, um.

CAXUMBA

Neymar não atuou na vitória do Barcelona sobre o Sevilla por 5 a 4, na terça-feira (11), pela final da Supercopa da Europa. O brasileiro está com caxumba e deverá ficar afastado dos gramados por mais duas semanas.

Com isso, está fora também da decisão da Supercopa da Espanha –enfrenta o Athletic Bilbao nos dias 14 e 17.


Endereço da página:

Links no texto: