Folha de S. Paulo


Protesto contra o governo no domingo obriga Rio-2016 a mudar evento-teste

A manifestação contra o governo programada para o próximo domingo (16) obrigou a prefeitura do Rio a mudar o percurso e o horário do evento-teste de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerá no mesmo dia.

As mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira (10) pela prefeitura.

O Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada, um dos 45 eventos-teste na cidade na preparação para a Olimpíada, teve horário de largada e local de chegada alterados.

A largada, que estava programada para as 9h30 na praia de Copacabana, zona sul do Rio, foi antecipada em uma horas e será às 8h30. A praia de Copacabana é o ponto de encontro dos manifestantes.

O local de chegada também mudou. Anteriormente o plano era que ela acontecesse na praia de Copacabana. Agora, será na praia de São Conrado, também na zona sul.

Participarão da prova cem ciclistas de 20 países diferentes. O percurso tem 165 quilômetros. Eles passarão por Ipanema, Leblon, Vidigal, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha, Grumari e Guaratiba, de onde retornarão a São Conrado.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), explicou a mudança:

"Se a gente terminasse o evento no local das manifestações, não seria conveniente. Não seria bom nem para as manifestações nem para o evento."

Afirmou ainda que não se preocupa com a possibilidade de que o mesmo aconteça durante os Jogos Olímpicos. "Acho que na Olimpíada é outra história. Ninguém marcou manifestação para atrapalhar evento-teste. É uma coincidência de datas", afirmou.

As manifestações estão marcadas para as 9h30 no posto 5 da praia de Copacabana.


Endereço da página:

Links no texto: