Folha de S. Paulo


Em livro, autor espanhol vai ao cérebro de Guardiola

Há coisas geniais no livro "Guardiola Confidencial", do jornalista espanhol Martí Perarnau. Mas mergulhe devagar, com o entendimento do que é o texto.

Trata-se do resumo da primeira temporada de Guardiola no Bayern de Munique, com o olhar atento e muito próximo do único jornalista a quem Pep entregou sua intimidade.

Das coisas mais deliciosas do livro, constam os relatos dos jantares com Garry Kasparov, durante o ano que o treinador catalão viveu em Nova York.

O treinador Guardiola não se conformava ao escutar do ex-campeão mundial de xadrez que jamais poderia vencer o jovem norueguês Magnus Carlsen. A razão pela qual Kasparov julga Carlsen imbatível só se explica na última linha do livro.

Vale a pena esperar.

O acesso aos diálogos nos jantares entre o técnico duas vezes campeão da Champions League e o enxadrista imbatível entre 1986 e 2005 mostra como Perarnau ganhou a confiança de Guardiola. Isso também se revela em outros momentos.

"Eu odeio o 'tiki taka'", diz o técnico do Barcelona que ficou famoso pela intensa troca de passes, que recebeu esse apelido da imprensa catalã. É uma revelação.

Guardiola fala sobre a troca de passes e exige que ela tenha objetivo definido, ou se tornará apenas um jogo aborrecido. É preciso atrair o adversário para um lado do campo, para inverter a jogada e explorar o lado oposto, desguarnecido pela estratégia bem construída.

É surpreendente também saber que Guardiola jogou um jornal alemão no lixo ao ler Lotthar Matthäus, capitão da seleção da Alemanha campeã do mundo em 1990, dizer que o 'tiki taka' havia chegado à Baviera.

O pecado do livro é sair da pré-temporada só na página 127. Gasta-se muito papel com os períodos de treinos.

É bem difícil descrevê-los porque Pernarnau não tem o mesmo talento do norte-americano Norman Mailer (1923-2007) em "A Luta", o relato do embate entre o campeão mundial dos pesos pesados, George Foreman, contra Muhammad Ali, seu desafiante no Zaire, em 1974.

A comparação é cruel porque "A Luta" é uma obra-prima. Mailer consegue descrever situações de treinos com rara categoria: "Muhammad Ali não deu nenhum soco forte, limitou-se a atingir Bossman Jones com um sortido ting, ting, bing, bap, bing, ting, bap! e a cabeça de Bossmann oscilava para trás e para a frente como uma punching Ball".

Com Mailer, você entra no ringue. Perarnau coloca você no cérebro de Guardiola, mas não dentro do campo e gasta-se muito tempo ali.

Falta a "Guardiola Confidencial" a poesia de Norman Mailer.

GUARDIOLA CONFIDENCIAL

Autor Martí Perarnau
Editora Grande Área
Quanto R$ 45 (408 páginas)
Classificação Bom


Endereço da página:

Links no texto: