Folha de S. Paulo


Americana Katie Ledecky leva cinco ouros e alcança feito histórico

Michael Sohn - 05.ago.2015/Associated Press
Katie Ledecky comemora a vitória nos 200 m livre
Katie Ledecky comemora a vitória nos 200 m livre

Katie Ledecky completou 18 anos há pouco e nem carteira de motorista tem, mas já pode ser incluída na ala de maiores nadadores da história.

O que ela fez no Mundial de Kazan a credencia para tanto. A norte-americana conquistou neste sábado (8) o ouro nos 800 m livre, prova da qual é campeã olímpica, com o tempo de 8min07s39.

Com o registro, ela reduziu em 3s61 segundos o recorde anterior (8min11s00), que lhe pertencia desde junho de 2014. Ela chegou incríveis dez segundos à frente da segunda colocada, a neozelandesa Lauren Boyle (8min17s65).

Seu desempenho foi tão assombroso que a parcial que fez nos 400 m 4min03s22 lhe daria bronze na referida prova.

A façanha coroou uma semana em que foi, mais uma vez, impecável. Katie triunfou nos 200 m livre, 400 m livre, 800 m livre (com recorde mundial), 1.500 m livre (com dois recordes mundiais) e revezamento 4 x 200 m livre.

Nenhum ser humano havia feito tamanho esforço, e demonstrado tamanha invencibilidade, na história da natação mundial.

"Foi uma grande semana. Agora quero desfrutar o que consegui", afirmou. Ela foi responsável por cinco das sete medalhas de ouro dos Estados Unidos em Kazan até este sábado.

Ela deixa Kazan como principal nome deste Mundial e como grande aposta de títulos nos Jogos do Rio-2016.

"Tenho objetivos grandes para o Rio, mas antes de tenho de passar pela seletiva em meu país, que é bem difícil", complementou a atleta de 1,80 m e 70 kg.

Katie jamais foi prata ou bronze em competições internacionais. Ostenta no currículo um ouro olímpico e nove em Mundiais.

Com tamanha coleção e domínio, são inevitáveis comparações com seu compatriota Michael Phelps, 30, atleta com mais medalhas olímpicas na história. Ela descartou, porém, disputar tantas provas em uma edição de Jogos Olímpicos quanto ele – Phelps ganhou oito ouros em Pequim-2008, por exemplo.

"Não é realista falar em algo assim. Mas tenho minhas metas pessoas e vou atrás delas", disse a norte-americana.


Endereço da página:

Links no texto: