Folha de S. Paulo


Brasil terá 4 nadadores nas finais do Mundial; França fica fora do pódio

Logo após o corte de Cesar Cielo do Mundial de Kazan, a equipe brasileira conseguiu classificar quatro nadadores para finais da competição que ocorrerão nesta quinta-feira.

Nos 200 m medley, Thiago Pereira e Henrique Rodrigues avançaram, respectivamente, com o terceiro e sétimo tempos. Thiago Pereira venceu a sua série com 1min57s33, enquanto Henrique Rodrigues foi quarto na sua eliminatória da semifinal com 1min58s45.

"Dá para melhorar o tempo na final, eu estava um pouco desligado", disse Rodrigues. Ele passou à decisão por menos de um décimo.

"Acho que dá sim para brigar pela medalha. Não tem como negar isso. Eu passei com o terceiro tempo. Lógico que não vai ser fácil. Vamos ver. Eu vou estar brigando ali", complementou Thiago Pereira.

Outro nadador que avançou à final foi Marcelo Chierighini, que se classificou para a decisão dos 100 m livre com o sexto melhor tempo (48s37). Nas eliminatórias, nadador só conseguiu a classificação com o 15º tempo (48s92).

"Eu acho que estou melhor do que naquela fase de Barcelona [em 2013, quando foi finalista no Mundial]. Acho que ainda tenho coisa para melhorar na final", avaliou Chierighini.

Já Matheus Santana não conseguiu a classificação. Ele ficou apenas em quinto na sua série e em nono na classificação geral, com o tempo de 48s52.

"Levo para casa mais vontade de treinar e motivação de estar em outros Mundiais, disputando a prova e com chance de medalha. Não estou triste, mas fiquei feliz com a forma como encarei a competição", disse Matheus.

Quem também avançou à final foi Etiene Medeiros, nos 50 m costas. Ela se classificou com o segundo melhor tempo (27s41), atrás da chinesa Yaunhui Fui (27s18). Nas eliminatórias, a brasileira também havia passado com a segunda melhor marca (27s74). A prova não é olímpica.

"Eu realmente nadei forte a semifinal para me habituar. Não pode bobear. Mas gostei do tempo", comentou. "Todo mundo vai para cima. Eu queria nadar um pouco abaixo, mas foi muito bom, essa prova será muito forte."

Joanna Maranhão também ficou pelo caminho nos 200 m borboleta. Ela acabou na 16ª colocação, com 2min09s69, e não avançou.

As finais dessas provas serão realizadas na quinta-feira (6).

FELIPE FRANÇA

Candidato ao pódio no Mundial de Kazan, o nadador Felipe França terminou apenas na quarta colocação nos 50 m peito, prova que também não está na programação olímpica. Ele marcou 26s87.

A medalha de ouro ficou com o britânico Adam Peaty com o tempo de 26s51. A prata foi conquistada pelo sul-africano Cameron Van Der Burgh (26s66), enquanto o americano Kevin Cordes (26s86) completou o pódio.

"Não posso desmerecer esse resultado. Infelizmente foi por um centésimo. Eu nem tinha percebido. Não tenho do que reclamar", disse Felipe França logo após a prova.


Endereço da página:

Links no texto: