Folha de S. Paulo


Jogo às 11h se consolida e ultrapassa média de campeonatos europeus

Os jogos nas manhãs do domingo têm presença de público inédita no Brasileiro. A média de torcedores pagantes no horário das 11h –de 25,1 mil por jogo– é maior que o de qualquer outra faixa horária, bem acima da média geral deste ano e superior à média de todas as edições do campeonato, desde 1971.

Em 1983, a média de público daquele campeonato chegou a 22,9 mil pagantes, número geral nunca batido. No Brasileiro-2015, a média total é de 16,6 mil torcedores, marca idêntica ao da edição 2014.

A faixa das 11h vem registrando público maior do que o de torneios tradicionais da Europa, como o Italiano (21,9 mil) e o Francês (22,1 mil), e perto do Espanhol (26,7 mil).

Matinê lotada

"Acho um ótimo horário, mas como alternativa e complemento dos jogos das 16h e desde que o calor em determinados meses não venha a prejudicar os atletas", disse Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, à Folha.

Neste domingo, às 11h, com mais de 38,7 mil pessoas no seu estádio, recorde do time neste Brasileiro, o Palmeiras de Paulo Nobre perdeu por 1 a 0 para o Atlético-PR.

O time foi o precursor dos jogos às 11h, adotado este ano no Brasileiro. Dois protestos contra o governo federal na cidade de São Paulo em março e abril –ambos em tardes de domingo– fizeram, por segurança, o Palmeiras jogar duas vezes às 11h pelo Paulista a pedido da Polícia Militar.

Prestes a assumir a CBF, Marco Polo Del Nero, então dirigente da federação paulista, gostou do horário e passou a adotá-lo no Brasileiro.

A CBF chama esses jogos de "horário da família" e vê neles parte da agenda positiva de Del Nero em meio ao escândalo de corrupção no futebol que levou à prisão seu antecessor, José Maria Marin.

"Ótimo horário. Saio do jogo 13h, volto para casa e almoço com a família. Com jogo às 16h, tenho que almoçar correndo para vir para São Paulo", disse Júlio Telles, 47, de Jundiaí, 60 km da capital.

Foram 15 jogos no horário. A CBF já passou a marcar duas partidas neste horário por rodada. A faixa das 18h30 do domingo, que tem uma das piores médias de público, vem perdendo prestígio.

Os dois jogos com maiores públicos neste Brasileiro ocorreram às 11h –São Paulo x Coritiba (59.482), no Morumbi, e Atlético-MG x Joinville, no Mineirão (55.987).


Endereço da página:

Links no texto: