Folha de S. Paulo


Cielo avança à final em último e lamenta; Nicholas Santos passa em 2º

A natação brasileira segue com a esperança de medalha no Mundial de Kazan, na Rússia. Na manhã deste domingo (2), o brasileiro Nicholas Santos fez o melhor tempo na primeira semifinal dos 50m borboleta, e está garantido na final da modalidade, com 23s05, na segunda posição.

Ele disputou a prova ao lado do compatriota e bicampeão mundial, o paulista Cesar Cielo, que chegou em quinto, com tempo de 23s29.

"Agora eu nadei forte, eu respirei, normalmente nessa prova eu não respiro. Vamos ver à tarde, vou raspar, mas não respirar. Me senti bem, estava bem tranquilo", disse Nicholas após a primeira colocação na bateria.

Cielo também está garantido na final, mas passou raspando. O paulista se classificou na oitava e última posição no ranking geral.

"Acho que meu tempo deixou bem a desejar. Eu nado mais de meio segundo mais rápido que isso. É tentar achar algo a mais para amanhã, mas acho que essa prova vai ficar entre o Nicholas e o [francês Florent] Manaudou mesmo", afirmou Cielo.

Ele ainda reclamou novamente de um incômodo que o atrapalha desde o começo do ano. Segundo o nadador, a prova dos 50m borboleta, que relativamente deveria ser mais fácil, foi muito complicada e deve ser ainda pior no 50 crawl, na qual é especialista.

"Estou fazendo tratamento todo dia. Naquela primeira braçada parece que tira todo trabalho que fizemos.O borboleta é mais fácil, pois eu consigo dividir a força do braço. A ideia é eu tentar recuperar nadando borboleta pra chegar no crawl doendo o mínimo ou zero", completou.

Cielo tem uma inflamação no tendão supraespinhoso do ombro esquerdo. Ele já chegou com ela do período de treinamentos e tem feito trabalhos de fisioterapia para diminuir a dor.

FEMININO

Mesmo com a torcida de espectadores brasileiros, que gritavam seu nome na competição em Kazan, a nadadora Joanna Maranhão não conseguiu avançar à final dos 200m medley. Ela terminou a prova com tempo de 2s12, e ficou com a sexta posição.

"Eu estava buscando um 2min11s, e estava me sentindo bem na água para isso. Acredito que eu tenha errado na divisão das provas porque eu fecho muito bem. Eu saio dos 200 medley com a sensação de que não é a exaustão de um 200m borboleta ou um 400 medley. Eu sinto que eu posso tirar mais", disse Joanna.

A primeira colocada foi a húngara Katinka Hosszu, a "dama de ferro", que venceu sem dificuldades com tempo de 2s06.


Endereço da página:

Links no texto: