Folha de S. Paulo


Argentino Lucas Pratto desequilibra e São Paulo é derrotado no Mineirão

Thomas Santos/Agif/Folhapress
Lucas Pratto comemora segundo gol na partida entre Atlético-MG e São Paulo
Lucas Pratto comemora segundo gol na partida entre Atlético-MG e São Paulo

O São Paulo foi a Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, líder do Campeonato Brasileiro, e viu a estrela do atacante Lucas Pratto brilhar. O argentino fez todos os gols do time mineiro na vitória da equipe comandada Levir Culpi por 3 a 1.

Diante de 47.606 pessoas no Mineirão, o camisa 9 balançou as redes, aos 19, 25 e 43 minutos do primeiro tempo, todos em falhas do sistema defensivo da equipe tricolor e chega a sete no Brasileiro. Alexandre Pato, capitão do São Paulo nesta noite, descontou aos 13 da etapa complementar e também atinge sete gols no campeonato.

Nem mesmo as voltas de Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano e a boa fase de Alexandre Pato foram suficientes para o São Paulo conseguir neutralizar a força do Atlético jogando como mandante. Com a vitória conquistada nesta noite, o time alvinegro chega a 81,48% de aproveitamento em seus domínios - sete vitórias, um empate e uma derrota.

A equipe são-paulina até começou o jogo criando boas oportunidades de gol, principalmente com Luis Fabiano e Alexandre Pato, mas as chances pararam em defesas do goleiro Victor e na falta de pontaria dos atacantes do time de Juan Carlos Osorio.

Com o resultado, os comandados de Levir Culpi chegam a 35 pontos e estão garantidos na liderança do campeonato por ao menos mais uma rodada, pois mantém a vantagem de dois pontos em relação ao Corinthians, que bateu o Vasco por 3 a 0.

Já o São Paulo permanece com 27, na 5ª colocação, mas o time tricolor pode perder posições após o complemento da rodada no final de semana.

As equipes voltam a campo na 17ª rodada, somente no dia 9 de agosto, ambos às 16h. O São Paulo terá o clássico contra o Corinthians, no Morumbi, enquanto o Atlético-MG viaja a Goiânia para duelar com o Goiás, no Serra Dourada.

Veja vídeo

O JOGO

A partida começou com o São Paulo marcando no campo de ataque e essa pressão rendeu uma oportunidade logo aos 5 minutos. Luis Fabiano recebeu na intermediária e arriscou da entrada da área para excelente defesa de Victor, que espalmou para escanteio.

O Atlético-MG respondeu na mesma moeda, aos 7 minutos. Cárdenas recebeu na ponta direita, cortou para o meio e arriscou de pé esquerdo para defesa segura de Rogério Ceni.

O time tricolor voltou a chegar com perigo em avançada de Alexandre Pato pela esquerda, aos 9 minutos. O camisa 11 invadiu a área e cruzou rasteiro, a bola foi desviada na primeira trave e sobrou para Luis Fabiano que tocou no canto esquerdo. A bola resvalou em Marcos Rocha e saiu para escanteio.

O São Paulo teve nova chance de abrir o marcador aos 17 minutos. Alexandre Pato recebeu na área, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Victor.

No ataque seguinte, aos 19, quem teve a oportunidade foi o Atlético-MG. Marcos Rocha cruzou na área e Lucas Pratto desviou. Rogério Ceni ainda conseguiu a defesa parcial, mas a bola bateu em Pratto e foi para o fundo do gol.

O Atlético conseguiu o segundo gol aos 25 minutos. Em contra-ataque pela esquerda, Giovanni Augusto foi lançado nas costas de Toloi e cruzou na primeira trave para o centroavante Lucas Prato chegar antes de Lucão e desviar para o gol.

Em bola levantada na área, o São Paulo quase conseguiu descontar, aos 37 minutos. Reinaldo fez o cruzamento, Luis Fabiano subiu com a zaga e a bola sobrou para Alexandre Pato, que bateu forte e Victor fez excelente defesa.

A equipe mineira chegou ao terceiro gol ainda na etapa inicial, aos 43 minutos. Hudson errou na saída de bola, que foi dominada por Giovanni Augusto e lançada para Lucas Pratto. O argentino amorteceu no peito e conclui para as redes, sem chances para Rogério Ceni.

Na volta do intervalo, o São Paulo conseguiu chegar com perigo aos 10 minutos. Centurión cruzou da direita e Luis Fabiano cabeceou por cima do gol.

O time paulista chegou novamente com Luis Fabiano de cabeça. Ganso cobrou falta na direita e o camisa 9 desviou para ótima defesa de Victor, aos 13 minutos.

No ataque seguinte, ainda aos 13 minutos, Ganso recebeu na meia direita e cruzou na segunda trave para Alexandre Pato subir mais que Marcos Rocha e cabecear para vencer o goleiro Victor.

O Atlético voltou a chegar com perigo aos 31 minutos. Lucas Pratto recebeu nas costas da zaga, fintou Rogério e rolou para o gol, mas o assistente assinalou a posição irregular.

Aos 39 minutos, o Atlético voltou a chegar com perigo, após troca de passes na direita e cabeceio de Marcos Rocha. Rogério Ceni pulou no cato esquerdo e fez ótima defesa.

Já nos acréscimos, o São Paulo quase marcou com segundo, com o meia Boschilia, que arriscou da entrada da área e Victor espalmou para escanteio.


Endereço da página:

Links no texto: