Folha de S. Paulo


Folga na tabela por TV Globo opõe Corinthians e São Paulo

São Paulo e Corinthians jogam nesta quarta (29) pelo Brasileiro, e depois terão dez dias de descanso até, coincidentemente, se enfrentarem no dia 9 de agosto. Mas os clubes têm avaliações opostas sobre o período de folga.

A equipe tricolor visita o Atlético-MG, às 22h, no Mineirão, insatisfeita com o pouco tempo de preparação em relação à partida anterior –jogou no domingo (26) contra o Cruzeiro, no Morumbi.

Já o time alvinegro recebe o Vasco, às 22h, no Itaquerão, conformado com a antecipação de seu jogo na 16ª rodada, cuja conclusão será no fim de semana, com um jogo sábado (1º) e sete no domingo (2).

A mudança na tabela ocorreu a pedido da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio, que confirmou à Folha ter feito a solicitação de alteração à CBF.

"Não achei boa a mudança. Sempre é melhor jogar uma vez por semana, com tempo de recuperação e preparação. Às vezes a tabela não permite, já neste caso era possível", disse Milton Cruz, coordenador técnico do São Paulo.

Seu time ocupa à quinta colocação, com 27 pontos, enquanto o time mineiro lidera o torneio, com 32.

"No futebol brasileiro, é normal a televisão antecipar os jogos. Qual é a novidade? Nós podemos ter um prejuízo na preparação para o jogo de hoje, mas vamos recuperar depois com os dez dias livres até jogar o clássico", disse Eduardo Ferreira, diretor adjunto de futebol do Corinthians.

A equipe corintiana é vice-líder, com 30 pontos, enquanto os vascaínos têm 12 e estão na zona de rebaixamento.

Atlético e Vasco também minimizaram a mudança.

"Depois que o contrato foi assinado não dá para ficar reclamando. Os clubes aceitaram que a televisão mudasse os jogos", disse Eduardo Maluf, diretor do Atlético-MG.

CALENDÁRIO APERTADO

O problema, na percepção dos clubes, é com os jogos a partir da 17ª rodada, em 9 de agosto. Até o final do mês, eles devem fazer sete partidas, entre Nacional e Copa do Brasil.

"Isso sim é um prejuízo. Vamos ter dez dias sem partidas, mas depois virá uma sequência de jogos de quarta e domingo, até o final de agosto", disse Maluf. "Vamos dar quatro dias de folgas aos jogadores após o jogo no Mineirão por causa dessa maratona".

O São Paulo já programou três dias de folga –quinta (30), quando o time retornará de Belo Horizonte, e neste fim de semana, dias 1º e 2 de agosto. Como faz o jogo na capital paulista, o Corinthians reservou apenas este fim de semana para folga aos jogadores.

Já o Vasco, na zona de rebaixamento do Brasileiro, ainda vai avaliar o que fazer.

"Nossa situação na classificação não é boa e requer muito trabalho. Vamos definir após retornar ao Rio", disse José Luiz Moreira, vice-presidente de futebol do clube.


Endereço da página:

Links no texto: