Folha de S. Paulo


Corinthians vence Palmeiras no Pan, e Pinheiros lidera ranking de medalhas

O Pinheiros é o clube cujos atletas ganharam mais medalhas para o Brasil no Pan de Toronto. Contando tanto as medalhas individuais quanto as conquistadas em provas e esportes coletivos, atletas do clube paulista conseguiram 49 láureas. Bem acima do segundo colocado, o Minas Tênis Clube, com 19 medalhas.

O número de conquistas dos atletas do clube de São Paulo foi impulsionado pelos esportes aquáticos.

Na natação, fazem parte dos quadros da entidade atletas como João de Lucca, ouro nos 200 m livre e no revezamento 4 x 200 m livre, e Bruno Fratus, prata nos 50 m livre e ouro no revezamento 4 x 100 m livre.

Além disso, o clube tem cinco atletas na seleção de polo aquático masculina (prata no Pan) e serve de base da seleção feminina da modalidade (bronze em Toronto).

Mas não foi só na água que os atletas do Pinheiros se destacaram no evento. O clube também tem medalhistas na esgrima, no atletismo, no basquete, na ginástica artística, no levantamento de peso e no judô.

Infográfico Clubes com mais medalhas brasileiras no pan - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Entre os clubes famosos por seus times de futebol, o Corinthians se destaca, com 12 medalhas.

O clube cedeu o atacante Luciano, m dos destaques do time de futebol masculino que ganhou o bronze. No entanto, o expressivo número de medalhas do clube no evento é resultado do bom desempenho dos seus atletas na natação.

Entre os nomes que defendem o clube alvinegro nas piscinas estão Felipe França, ouro nos 100 m peito e no revezamento 4 x 100 m medley, e Brandonn Almeida, ouro nos 400 m medley e bronze nos 1.500 m livre.

Na comparação com seu mais tradicional rival dos campos de futebol, o Palmeiras, o Corinthians vence de goleada. O time alviverde ganhou apenas duas medalhas no Pan de Toronto, as pratas por equipes e individual da mesatenista Lin Gui.

Em segundo lugar entre os clubes de futebol está o Flamengo, com nove medalhas. O clube carioca, no entanto, mostra investimento em uma variedade maior de esportes.

Além do zagueiro Bressan, que disputou o torneio de futebol do Pan, o clube tem medalhistas no time masculino de basquete e nas equipes femininas de ginástica artística, natação e polo aquático.

Mais abaixo no top 10 dos clubes com mais medalhas brasileiras no Pan se encontram entidades especializadas em algumas modalidades.

A BM&F Bovespa, por exemplo, dá apoio para o atletismo e para vários medalhistas nessa modalidade. A corredora Juliana dos Santos, que conquistou o único ouro do Brasil no atletismo em Toronto, nos 5.000 m, é uma das atletas do clube.

Por sua vez, o Taubaté serve de base para a seleção masculina de handebol, mesma função que o CSM Bucaresti, da Romênia, desempenha para o time feminino. Na equipe do interior paulista está o goleiro Maik e no time europeu a goleira Mayssa.

Já São Caetano do Sul reúne boa parte da equipe brasileira de tênis de mesa. É lá que está, por exemplo, Hugo Calderano, ouro na competição individual e por equipes do Pan.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: