Folha de S. Paulo


Após vencer antipatia ao Pan, Toronto já quer Olimpíada

Nem bem o Pan de Toronto esfriou, o Comitê Olímpico Canadense já mira em 2024, na Olimpíada. O presidente Marcel Aubut falou à rede "CBC News", na sexta-feira, que vai liderar a campanha para que Toronto sedie a competição.

Vai entrar numa briga feia. Roma, na Itália, Boston, nos Estados Unidos, Paris, na França já estão na disputa.

Toronto precisa de apoio da classe política para que possa entrar nessa briga. Incluindo o governo federal, que colocou muito dinheiro no Pan, e a prefeitura. O gabinete do prefeito Jonh Tory se manifestou dizendo que qualquer conversa sobre Olimpíada antes do final dos jogos é especulação.

Faz sentido. O Pan começou e a apatia da cidade era visível. Arenas vazias, ninguém com as cores de seus países pelas ruas, sem a atmosfera que domina as cidades de competições esportivas do tamanho de um Pan.

Não era segredo para ninguém que os moradores de Toronto simplesmente não queriam os jogos. Por causa dos gastos elevadíssimos e também pelo receio de que a cidade ficasse entupida de gente, piorando o trânsito.

Conversando com vários canadenses, descobri que muitos tinham sido liberados para trabalhar em casa e que o trânsito estava até melhor do que sem o Pan. Os ingressos começaram a desaparecer dos postos de venda, os cambistas começaram a aparecer, os torcedores fantasiados se multiplicaram nas ruas, estações de metrô e imediações das arenas, as festas do evento tinham gente saindo pelo ladrão.

Toronto tem até dia 15 de setembro para registrar a sua candidatura. Os moradores já não estão mais tão arredios à ideia depois da experiência do Pan.


Endereço da página:

Links no texto: