Folha de S. Paulo


Brasil alcança meta de medalhas no Pan

O Brasil atingiu neste sábado (25) o 141° pódio nos Jogos Pan Americanos de Toronto. Com a marca, os atletas do país atingem a meta estabelecida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

O comitê tinha como objetivo igualar o número de medalhas obtidas em Guadalajara-11. A meta foi atingida com redução no total de ouros.

O 141° pódio foi garantido por Vanessa Spíndola, com um bronze no heptatlo feminino.

O Brasil termina o sábado com 140 medalhas, mas tem outra garantida com o vôlei masculino, que disputa neste domingo (26) final com a Argentina.

O resultado foi alcançado com uma menor presença de brasileiros no topo do pódio. Foram 41 ouros neste Pan, contra 48 há quatro anos. Houve alta de pratas (de 35 para 39) e de bronzes (de 58 para 60).

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que estabelece metas por total de medalhas –sem considerar ouros– para "respeitar a conquista do atleta". O Brasil também manteve o terceiro lugar no quadro geral de medalhas.

O COB demonstrava na sexta (24) ter pouca esperança em bater a meta. Em coletiva, os dirigentes já justificavam o resultado fora do objetivo traçado.

"Meta tem que ser difícil, mas atingível. Fizemos o melhor trabalho possível, que é dar a melhor condição possível aos atletas. O que acontece na piscina ou na quadra é um detalhe", disse o diretor executivos de esporte, Marcus Vinícius Freire.

A expectativa se devia ao mau desempenho em esportes que tradicionalmente mais dão medalhas ao Brasil, principalmente o atletismo.

"Sei que vão perguntar sobre alguns resultados que não foram os esperados. É um ponto de atenção para toda nossa área técnica", afirmou Nuzman, na sexta.

A melhor participação do Brasil em Pan foi no Rio-07, com 157 medalhas, sendo 52 de ouro.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: