Folha de S. Paulo


Goleiro para a Argentina e Brasil conquista o ouro no handebol

Em 2007, a final acabou em briga generalizada entre as duas seleções no Rio e título para o Brasil.

Em 2011, terminou em ouro e vaga olímpica para a Argentina em Guadalajara. Neste sábado (25), em Toronto, a decisão do handebol masculino no Pan não queria acabar sem acrescentar uma tensa prorrogação na história do confronto.

Acabou em choro dos brasileiros em quadra. Mas de alegria. E o sofrimento poderia ter acabado antes.

"O jogo foi animal. Inexplicável. Foi uma batalha", disse o central brasileiro Teixeira.

A seis segundos do fim dos 60 minutos de jogo aconteceu o auge do drama da noite canadense. O central Diego Hubner teve a bola na mão, em um tiro de sete metros (o pênalti do handebol), para o Brasil recuperar o ouro perdido há quatro anos. Ele tinha acertado os três arremessados durante o duelo. Mas parou no braço esquerdo do goleiro Fernando Garcia.

O jogo foi para a prorrogação (dois tempos de cinco minutos). Muitas faltas. Jogadores ao chão a todo momento. O técnico espanhol Jordi Ribera, do Brasil, expulso. E torcidas inflamadas nas arquibancadas.

Engasgados com os arquirrivais no maior clássico das Américas, enfim os brasileiros venceram por 29 a 27 com uma atuação espetacular do goleiro Maik, que fez defesas de todas as formas –mãos, braços, pernas, pés, em contra-ataques, de perto ou de longe.

Em um duelo tenso desde o início, com defesas agressivas e marcações individuais, os goleiros foram os destaques. No primeiro tempo, o argentino Schultz parou mais da metade dos ataques brasileiros (53%), mas não jogou todo o segundo tempo e acabou com 38% de defesas. Em seu lugar entrou quem levaria o jogo para a prorrogação.

Já Maik ficou o jogo todo em quadra e parou 45% das bolas arremessadas contra ele.

Esse foi o terceiro título de Maik, que ganhou também no Pan do Rio-2007. Na conquista brasileira em Santo Domingo-2003, foi seu irmão mais velho, Marcão, quem defendeu o Brasil. Juntos eles foram prata em Guadalajara-2011. Em todas estas finais os rivais foram os argentinos.

Graças aos goleiros, com um placar baixo para os padrões do handebol, o Brasil começou melhor e se manteve à frente até os últimos dois minutos da primeira etapa (que acabou em 11 a 9), quando a Argentina virou e, depois, conseguiu manter um ou dois gols de diferença sempre.

No segundo tempo, o armador Thiagus Petrus e o central Diogo Hubner comandaram a reação da seleção enquanto Maik fazia defesas inimagináveis no gol brasileiro. A cinco minutos do fim, o jogo estava na mão dos brasileiros, que souberam controlá-lo e recuperar o ouro perdido a quatro anos.

"Ganhar assim é muito bom. O Brasil mereceu a vitória", disse o técnico Jordi Ribera.

Com o resultado, ambas as seleções estão classificadas para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

ENGASGADOS

Em Guadalajara-2011, a derrota brasileira foi ainda mais dolorida porque além de tirar o título dos brasileiros, os argentinos ficaram com a vaga continental na Olimpíada de Londres. O Brasil ainda teve a chance de se classificar em um duríssimo pré-olímpico mundial, mas ficou fora dos Jogos de 2012.

O Pan de Toronto também valia vaga na Rio-2016 ao campeão, mas como os brasileiros já estavam garantidos como país sede, a Argentina tinha a classificação olímpica em mãos apenas por estar na decisão deste sábado.

Além do Pan de 2011, a seleção comandada pelo espanhol Jordi Ribera havia perdido para os Gladiadores (como são apelidados na Argentina) nos dois últimos pan-americanos específicos da modalidade. Neste período, porém, o Brasil venceu os rivais no Mundial de 2013.

Faltava desengasgar no Pan. O que a seleção conseguiu na noite deste sábado. Além de Maik, o central Bruno Santana, o armador direito Zeba e do ponta esquerda Borges estão no time desde o título no Rio-2016. Mas em Toronto eles podem agradecer o ouro ao goleiro de 34 anos.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: