Folha de S. Paulo


Fabiana Murer repete duelo com cubana e é prata no Pan de Toronto

Em prova repleta de medalhistas internacionais, a brasileira Fabiana Murer, 34, terminou com a prata do salto com vara no Pan de Toronto nesta quinta-feira (23), em pista na Universidade de York.

O ouro ficou com a cubana Yarisley Silva, atual vice-campeã olímpica, em uma repetição fiel do resultado da prova na edição passada do Pan, em Guadalajara, em 2011.

O bronze ficou com a norte-americana Jennifer Suhr, ouro nos Jogos de Londres, que obteve a marca de 4,60 m.

Após todas as outras participantes ficarem pelo caminho, Fabiana e Yarisley fizeram um duelo à parte pelo ouro.

A brasileira, então, errou suas três tentativas para 4,80 m, o que igualaria seu "recorde" neste ano. Pior: viu a adversária cravar 4,85 m -novo recorde pan-americano e melhor salto desta temporada.

"Eu sabia que a prova seria muito dura, com três grandes atletas. Eu acreditava que teria de saltar mesmo 4,85 m para ser medalha de ouro. Foi isso que aconteceu. Dei meu melhor, mas no fim faltou um pouquinho de perna", afirmou a atleta, que também citou o fuso horário como dificuldade.

Ela estava treinando na Europa até chegar ao Canadá, quatro dias atrás.

Além de ter sido prata agora, no Canadá, e em Guadalajara, Fabiana também havia sido ouro no Pan do Rio-2007.

Yarisley ainda tentou ultrapassar os 4,91 m, mas não obteve sucesso. A disputa entre a cubana, Fabiana e Jennifer era considerado um dos pontos altos do Pan de Toronto, dado o currículo do trio.

Todas elas voltarão a duelar no Mundial de Pequim, em agosto. Em boa fase, a brasileira tentará repetir o título mundial que conquistou em Daegu, na Coreia do Sul, em 2011.

"Fiquei contente com a minha marca, com meu salto, é um bom sinal para o Mundial", disse. "Venho fazendo bons treinos, melhorando coisas na minha técnica, e me vejo em condições de saltar 4,90 m."

Ela afirmou que, para ir ao pódio na China, será necessário saltar entre 4,85 m e 4,90 m. Além de Yarisley e Jennifer, Fabiana também apontou a grega Nikoleta Kyriakopoulou como candidata a medalha.

ADEUS AO PAN

Veterana em Pan, Fabiana anunciou logo após a prova que Toronto foi sua última participação no evento.

A estreia da campineira ocorreu em Winnipeg-1999. Na ocasião, ela havia ficado em último lugar.

"Foi muito legal. Saio muito contente depois desses anos", afirmou a atleta, que era ginasta antes de começar a treinar salto com vara.

Nestes 16 anos, Fabiana também foi campeã mundial indoor em 2010, em Doha.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: