Folha de S. Paulo


Colombiana voa, e Keila Costa leva prata no salto triplo em Toronto

A brasileira Keila Costa, 32, ficou próxima de seu recorde sul-americano e conquistou na noite desta terça-feira (21) a medalha de prata no salto triplo no Pan de Toronto.

Com a marca de 14,50 m, ela terminou a prova na segunda posição, atrás da colombiana Caterine Ibarguén, atual vice-campeã olímpica, que saltou 15,08 m. A marca seria recorde pan-americano, porém, não conta como válida para termos de ranking devido ao vento (era superior a 2 m/s, o máximo permitido).

O bronze na prova ficou com a também colombiana Yosiry Urrutia, com 14,38 m.

Keila ficou perto de seu recorde sul-americano, que é de 14,57 m, estabelecido em 2007, mas também foi ajudada pelo vento. Até esta terça, seu melhor havia sido 14,17 m.

"Tinha muito vento, mas estou feliz. A competição foi forte e sabia que ia ter de saltar perto de minha melhor marca. A prata era o meu objetivo. Agora é descansar para o salto em distância e ganhar medalha também", disse.

A atleta enfatizou o fato de não sofrer mais com lesões que a atormentaram durante vários anos. "Estou tranquila, sem dor, e isso é que importa. Só saltei bem como neste ano, em 2007. Sem lesão, tudo sai mais fácil."

O pódio de Keila foi o terceiro do Brasil no atletismo em campo e pista no Pan. Curiosamente, todas as medalhas foram de procedência feminina.

Pela manhã, Juliana dos Santos conquistou o ouro nos 5.000 m e Jucilene de Lima foi bronze no arremesso do dardo.

Outros pódios vieram na maratona feminina e na marcha atlética.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: