Folha de S. Paulo


Brasileira deixa filho com marido campeão e ganha 1º ouro do atletismo

Nos primeiros minutos do primeiro dia das provas de campo e pista, o Brasil já conquistou sua primeira medalha de ouro no atletismo no Pan de Toronto. E foi uma surpresa, até mesmo para a campeã Juliana dos Santos, 32.

"Foi a prova da minha vida", afirmou a atleta paulista, que conquistou o ouro em uma arrancada espetacular na reta final, deixando para trás a mexicana Brenda Flores (prata) e a norte-americana Kellyn Taylor (bronze).

Mulher do maratonista Marilson Gomes dos Santos, 37, ouro no Pan de 2011 nos 10.000 m, Juliana deixou o atletismo por cerca de dois anos para cuidar do filho Miguel, de 4 anos.

Especialista nas provas de 1.500 m, na qual foi ouro no Pan do Rio-2007, Juliana fez sua segunda corrida oficial de 5.000 m na manhã desta terça-feira, em Toronto, e com o melhor tempo de sua carreira 15min45s97. O recorde brasileiro, de 2011, é de Simone Alves da Silva, com 15min18s85.

"Foi uma prova muito forte. Eu estava em terceira, olhei para o telão e não estava mostrando se tinha alguém atrás de mim. Então pensei: 'não quero nem saber', não vou desistir, vou correr'. Estou rápida e confiante. E deu certo", explicou Juliana.

O tempo, porém, não está entre os 150 melhores do mundo da distância neste ano. O que não tirou a alegria e a emoção da atleta, que ficou com os olhos marejados durante a entrevista após a prova.

"Ser mãe e voltar a ser atleta é muito difícil. Tem que matar vários leões por dia em casa", disse Juliana, que deixou o marido Marilson cuidando do filho de 4 anos, em casa, em Santo André, durante o Pan. Marilson não se classificou para Toronto.

"Falei para ele: 'Vamos ser bons atletas mas vamos ser bons pais também'".

Segundo o técnico Adauto Domingues, Juliana e Marilson "fizeram mágica" nos últimos anos para cuidar do filho e continuarem como atletas de elite.

"Foi punk. Eles moram em Santo André, com família longe", lembra. "Mas eu queria trazê-la para as provas de 5.000 m faz um tempo. Ela é muito rápida, tem um final de prova muito bom. Foi ótimo o que ela fez hoje", afirmou Domingues.

Juliana ainda compete no Pan na prova de 3.000 m com obstáculos, na sexta-feira (24).

RIO-2016

Juliana ainda não tem índice nem decidiu qual prova quer correr nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A dúvida está entre os 5.000 m, em que ela foi ouro em Toronto, os 1.500 m, na qual ela foi campeã no Pan de 2007, ou os 3.000 com obstáculos, que ela gosta e ainda vai disputar neste Pan.

"Voltei para o atletismo pensando no Pan e, agora, sonho em estar na Olimpíada. Estou indecisa. Mas vou focar em uma prova só", disse.

O marido, Marilson, já tem índice para correr a maratona olímpica no Rio. Se os dois forem, o filho, Miguel, ficará com os avós.

"Nunca vivi isso, ter que deixar os dois [marido e filho] no aeroporto. Foi muito tenso", lembra Juliana, que está concentrada no quartel-general que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) montou dentro da Universidade de York, onde fica o estádio de atletismo do Pan.

"Estou descansando demais aqui. É muita mordomia. Vida de mãe não é assim", concluiu.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: