Folha de S. Paulo


Etiene Medeiros conquista 1º ouro da história da natação feminina no Pan

A pernambucana Etiene Medeiros, 24, conquistou nesta sexta-feira (17) a medalha de ouro nos 100 m costas no Pan de Toronto.

Este é o primeiro título da natação feminina do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Rebeca Gusmão, na Rio-2007, ganhou as provas de 50 m e 100 m livre, mas perdeu as medalhas posteriormente porque foi pega em exame antidoping.

Etiene completou a prova desta sexta em 59s61, novo recorde sul-americano e da competição.

"A natação feminina do Brasil está muito forte. Temos que acreditar mais nela", afirmou Etiene.

É a segunda medalha da nadadora na competição. Ela já havia sido medalha de prata no revezamento 4 x 100 m livre, na terça-feira (14).

Etiene é a líder da nova geração feminina da natação brasileira. Em dezembro do ano passado, ela tornou-se a primeira mulher do país a se sagrar campeã mundial (em piscina curta, de 25 m), com um título nos 50 m costas –com direito a recorde mundial– em Doha.

"Me sinto realizada. Agradeço ao meu técnico [Fernando Vanzela] e à minha família por este ouro e pelo apoio. Confesso que estou meio aérea ainda. O tempo de 59 segundos é muito bom para o Mundial", disse.

A coleção de medalhas dela no Pan pode continuar ainda na noite desta sexta, quando disputará a final dos 50 m livre.

A prata ficou com a norte-americana Olivia Smoliga (1min00s06) e o bronze com Clara Smiddy, também dos Estados Unidos (1min00s49).

Mais tarde, Etiene Medeiros também ganhou uma medalha de prata. Ela ficou na segunda posição na prova mais rápida da natação, os 50 m livre, com o tempo de 24s55. Com a marca, a nadadora bate o próprio recorde sul-americano.

A campeã foi Arianna Vanderpool-Wallace, de Bahamas, com 24s38. A norte-americana Natalie Coughlin foi bronze (24s66).

Assim, Etiene tem três medalhas na competição. Já havia sido prata no revezamento 4 x 100 m livre, na terça, e nesta sexta ganhou o ouro nos 100 m costas.

PRATA

Guilherme Guido faturou nesta sexta-feira a medalha de prata nos 100 m costas.

O paulista de 28 anos cravou o tempo de 53s35. O ouro foi do norte-americano Nicholas Thoman (53s20) e o bronze, de Eugene Godsoe (53s96) também dos Estados Unidos.

"Fiquei com gostinho de ouro na boca. Com esse tempo devo estar entre os melhores do mundo no ano [é o sexto]. Fiz mais festa pelo tempo do que pela prata", afirmou o atleta.

É a primeira medalha de Guido na competição. Neste sábado (18), ele disputará o revezamento 4 x 100 m medley, no qual o time brasileiro é favorito ao ouro.

"No Mundial é nadar daí para baixo. Se nadar em 52 segundos, é medalha olímpica", disse.

Guido havia sido o melhor das eliminatórias, pela manhã desta sexta, com o tempo de 54s04.

O carioca Bruno Fratus, 26, também conquistou uma medalha de prata na noite desta sexta.

Fratus ficou em segundo nos 50 m livre, com o tempo de 21s91. Ele já tinha um ouro do revezamento 4 x 100 m livre, conquistado na terça-feira. As medalhas de ouro e bronze ficaram, respectivamente, com o norte-americano Josh Schineider (21s86) e George Richard Bovel (22s17).

O recorde mundial da prova é do brasileiro Cesar Cielo (20s91), assim como o melhor tempo em um Pan, com 21s58, feito em Guadalajara-2011.

Cielo não competiu no Pan de Toronto para privilegiar a preparação para o Mundial de Kazan, na Rússia, que acontece daqui a duas semanas.

BRONZE

Embora também tenha voltado sua preparação para o Mundial de Kazan, Leonardo de Deus saiu no lucro do Pan de Toronto. Nesta sexta-feira, ele obteve mais uma medalha na competição: um bronze nos 400 m livre.

Recordista brasileiro e sul-americano da prova, Leo registrou o tempo de 3min50s30. As medalhas de ouro e prata ficaram com Ryan Cochrane (Canadá), com 3min48s29, e Ryan Feeley (EUA), com 3min49s69, respectivamente.

O sul-matogrossense já havia ido ao pódio nos 200 m borboleta (ouro) e 200 m costas (bronze).

O Brasil soma sete medalhas na natação na noite desta sexta-feira.

"Tentei deixar para reagir no fim, mas não estou 100% aqui. Meu foco é no Mundial de Kazan. O Pan foi um treino de luxo para mim", afirmou o atleta, que já neste sábado volta a treinar musculação para readquirir a força que perdeu devido à sequência de prova que nadou no Pan.

Na Rússia ele nadará apenas os 200 m costas e os 200 m borboleta.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: