Folha de S. Paulo


Brasil perde para universitárias dos EUA e volta à quadra em 14h no Pan

Na quadra da Universidade Ryerson, no centro de Toronto, as jogadoras universitárias dos Estados Unidos sentiram-se a vontade para vencer a seleção brasileira de basquete no Pan por 75 a 69.

Com uma equipe na qual as três jogadoras mais velhas têm 21 anos e as demais entre 19 e 20, os Estados Unidos dominaram a partida desde o início contra o Brasil -desfalcado das quatro atletas da WNBA (a liga profissional norte-americana), Clarissa, Damiris, Nadia e Erika.

Apenas na parte final do terceiro quarto as brasileiras lideraram o placar por alguns minutos e contaram com apoio da torcida canadense.

Os destaques brasileiros foram a armadora Patrícia, 24, com 18 pontos, e a pivô Kelly, 35, remanescente da equipe que jogou o Pan de Winnipeg-1999, também no Canadá, e ganhou o bronze na Olimpíada de Sydney-2000. Com um duplo-duplo, ela fez 10 pontos e pegou 11 rebotes na partida.

Já do lado norte-americano, a ala Breanna Stewart, 20, fez 26 pontos e foi a cestinha do jogo. Campeã mundial sub-17 e duas vezes sub-21 pelos Estados Unidos, Breanna, de 1,93 m, é considerada a grande revelação do país nos últimos anos.

O Brasil não terá muito tempo para se recuperar da derrota na estreia. Já nesta sexta, às 14h30 (de Brasília), ou seja, cerca de 14 horas depois do fim do jogo contra as norte-americanas, as brasileiras voltam à quadra para encarar Porto Rico.

No mesmo ginásio que já foi a sede do Maple Leafs, um dos times de hóquei no gelo mais importantes do mundo, a seleção brasileira joga a terceira partida da primeira fase, contra a República Dominicana, sábado (18), novamente às 14h30 (de Brasília).

Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais, que já são disputadas no domingo. A final é na segunda-feira (20).

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: