Folha de S. Paulo


Thiago Pereira chega em 1º em prova, mas é desclassificado e adia recorde

O nadador Thiago Pereira terminou a prova dos 400 medley, nesta quinta-feira (16), em primeiro lugar, mas foi desqualificado e terá duas novas tentativas para igualar e superar o cubano Erick Lopez em total de medalhas em Jogos Pan Americanos.

O ouro ficou com outro brasileiro, o nadador Brandonn Almeida, 18.

Thiago Pereira fez a virada do peito para o crawl encostando apenas uma das mãos na borda da piscina –a regra exige que as duas mãos toquem a parede. Imagens da prova mostram que, de fato, o nadador cometeu a irregularidade.

Logo após a competição, o atleta negou o erro. Disse que, "pela mecânica do nado", não teria como ter cometido o equívoco.

"É quase que impossível. Posso ter virado com uma mão em cima e outra embaixo, mas com uma mão não tem jeito. Já estou com a duas mãos para frente. Como vou puxar uma mão para trás? A mecânica não condiz", afirmou.

O diretor executivo da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Ricardo de Moura, apelou contra a decisão, mas sem sucesso.

Ele tentava igualar a marca de 22 medalhas de Lopez. Pereira terá outras duas provas no sábado (18) para atingir a meta.

O brasileiro completou a prova com 4min14s08, na frente de Brandonn Almeida, com 4min14s47, que acabou ficando com o ouro. A prata foi para o canadense Luke Reilly, com 4min16s16, e o bronze, para o norte-americano Max Williamson, com 4min16s91.

"Sempre espero o melhor. Tinha me sentido muito bem pela manhã, dei uma controlada, mas nunca imaginava fazer esse tempo. É a minha chance de me firmar", disse Almeida, que afirmou ter como foco de treinamento o Campeonato Mundial Junior de Cingapura, em agosto.

Com a marca, Almeida bateu o recorde mundial junior na prova.

A medalha de bronze de Joanna Maranhão na mesma prova, obtida graças à desqualificação da canadense Emily Overholt, também foi mantida. A arbitragem também não aceitou o protesto do comitê do país-sede do Pan.

PRATA

A equipe de revezamento 4 x 200 m livre feminino conquistou nesta quinta-feira a prata. A equipe formada por Joanna Maranhão, Jéssica Calheiro, Larissa Martins e Manuella Lyrio completou a prova em 7min56s36.

O ouro ficou com a equipe dos Estados Unidos, que concluiu a prova em 7min54s32.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: