Folha de S. Paulo


Cansaço faz Thiago Pereira desistir de 2 provas do Pan e pôr recorde em risco

Thiago Pereira, 29, deixou o centro aquático pan-americano de Toronto perto de 0h desta quinta-feira (16). Acordou às 6h. No meio tempo, decidiu abandonar duas provas que inicialmente disputaria no Pan.

Agora maior medalhista brasileiro no evento, com 21 pódios, ele desistiu de disputar os 100 m borboleta –cujas eliminatórias ocorreram nesta quinta– e os 100 m costas.

"Estou começando a sentir o cansaço. Pisei no quarto e era mais de 0h e já tive de acordar às 6h. Eu e o Ricardo [de Moura, diretor técnico da CBDA] optamos por deixar a prova. Por mais que pareça pouco, são mais caídas na água e isso é cansativo", afirmou.

"Cada prova exige preparação mental e física, e isso tudo é complicado. Dor muscular, começa a dar fadiga, o braço pesa. Não consegui soltar tanto ontem, tive poucos minutos, quase perdi o ônibus", contou.

Com isso, ele estreita a chance de superar o ex-ginasta cubano Erick Lopez como maior medalhista em Pan (tem 22 pódios).

Pereira nadará mais três provas. Na noite desta quinta, ele nadará a final dos 400 m medley. Outro brasileiro, Brandonn Almeida, também tentará medalha. As decisões começam às 20h05 (de Brasília).

Também competirá nos 200 m medley e no revezamento 4 x 100 m medley, ambos no sábado (18).

PREMIAÇÃO

Pereira vai colocar a medalha de ouro do revezamento 4 x 200 m livre antes das finais desta quinta-feira. A prova foi vencida na quarta.

A cerimônia de premiação foi adiada porque a equipe norte-americana, em princípio segunda colocada, foi desclassificada porque um de seus atletas usou esparadrapo entre os dedos, o que é proibido.

Os EUA contestaram a decisão a mantiveram a prata. O Canadá ficou com a medalha de bronze.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: