Folha de S. Paulo


Bicampeão no Pan diz que se emocionou ao lembrar drama de 2011

Leonardo de Deus, 24, mirou o placar, arregalou os olhos e, enfim, desfrutou o prazer de ser campeão pan-americano.

Ao contrário de quatro anos atrás, quanto viveu momentos de pânico no Pan de Guadalajara-2011, sua vitória nos 200 m borboleta em Toronto foi acima de qualquer suspeita.

Leo, como é chamado, triunfou com a marca de 1min55s01, novo recorde da competição.

O peruano Mauricio Fiol (1min55s15) ficou com a prata e o canadense Zack Chetrat (1min56s90), com o bronze.

O tempo do brasileiro é o sexto melhor do mundo na temporada. Mais que isso, porém, foi a maneira como venceu que lhe deu alívio.

Há quatro anos, na cidade mexicana, Leo faturou o ouro da prova, mas em seguida chegou a ser desclassificado por causa de um patrocínio irregular em sua touca. Após protesto de integrantes da confederação brasileira, ele ficou com a medalha. A lembrança do episódio o emocionou.

"Eu lembrei de 2011, de tudo o que passei para estar ali no pódio, no lugar mais alto."

Segundo Leo, o caso da touca no México ocorreu porque era "moleque novo" e "não tinha tanta experiência".

"Depois daquele susto, nunca mais vou repetir isso. Ainda me zoam, me chamam de garoto da touca", afirmou. "Até tem um árbitro que me usa de exemplo a não ser seguido devido àquele caso", prosseguiu.

A vitória, disse, o motiva para tentar obter medalha no Mundial de Kazan, cujas provas de natação começam no dia 2 de agosto. "Não estou nem em minha melhor forma."

Além do ouro de Leo, o Brasil ganhou outras quatro medalhas no primeiro dia de disputas na natação no Pan.

Thiago Pereira, da arquibancada, obteve sua primeira em Toronto com um ouro no revezamento 4 x 100 m livre -ele nadou as eliminatórias e teve direito à láurea. Agora, ele empatou com Gustavo Borges em total de medalhas no Pan (19).

Está a apenas três do cubano Erick Lopez, recordista histórico de pódios na competição. Nesta quarta, ele nada os 4 x 200 m livre e os 200 m peito.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: