Folha de S. Paulo


Em Toronto está talvez a melhor coxinha do Brasil

Dona Maria Furtado entra na Papelaria Portugal e pede uma "camisa com emblema do Canadá". Tudo em bom português. Não fosse o detalhe de estar em Toronto, dentro de uma loja que um dia pertenceu a um conterrâneo seu, mas que agora tem um dono chinês, tudo certo.

E então me vi traduzindo a conversa entre dona Maria, 88 anos, 50 vivendo no Canadá, e a funcionária chinesa, que se perdia até mais do que eu no inglês. Tanto tempo aqui e não aprendeu a língua?

A portuguesa, toda de preto, num luto eterno pelo marido que morreu há cinco anos, revira os olhos, talvez cansada de ouvir a mesma pergunta: "Aprendi a contar dinheiro".

"Welcome to Little Portugal". Um pedação lusitano na cidade mais cosmopolita do mundo. Cerca de 40% das pessoas que vivem aqui são originalmente portuguesas. Há padarias, restaurantes, lojas de ervas medicinais, autoescola, agências de turismos, lavanderia.

Tudo com letreiros em nossa língua-mãe.

Eram apenas os portugueses. Então, chegaram os brasileiros. E hoje os sotaques ser misturam nessa região da rua Dundas. É possível comer feijoada tradicional, com rabo, orelha e pé de porco ou picanha no Brasileiríssimo Steak House. Pão de queijo, quibe, rissoles de carne, na Brazilian Star. Ou levar pra casa bolinho de polvinho, batata palha Yoki, doce de leite mineiro, farinha de fubá, goiabada, guaraná Antarctica ou cosméticos da Natura, na Brazil Direct.

Mariliz Pereira Jorge/Folhapress
Movimentação em Little Portugal, bairro onde vivem portugueses e brasileiros em Toronto
Movimentação em Little Portugal, bairro onde vivem portugueses e brasileiros em Toronto

Na última década, os brasileiros foram fincando bandeira também numa região distante de Little Portugal, na rua Saint Claire, onde fica Little Italy. Por enquanto, nenhum incidente diplomático.

"Fui o segundo restaurante a abrir aqui, agora já têm agência, lanchonete, salão de beleza. Os portugueses também têm vindo para cá desde que os chineses começaram a comprar os negócios em Little Portugal", conta Marlene Generoso, 56 anos, 26 morando no Canadá, cinco anos à frente do Sabor Brasil, que carrega a fama de melhor comida brasileira da cidade.

Passei antes no Mason Brazil, salão de beleza com serviços tipicamente brasileiros, com clientela 50% gringa.

"As canadenses são loucas por uma brazilian wax (a depilação que tira tudo), já desisti de dizer que as brasileiras não fazem", disse Guara Rosa. Rosa foi deportada por estar ilegal no país e voltou quatro anos depois legalmente. "Amo esse país, não tenho essa coisa de saudade."

Mas pra quem estiver com muita saudade, há dois meses uma portuguesa abriu a loja Saudade, em Little Portugal, de produtos de decoração que tem uma cara brasileira, mas são todos vindos de Portugal. Eu nem estou com saudade (ainda), mas comi no Sabor Brasil talvez a melhor coxinha da vida. Sequinha, crocante, suculenta.


Endereço da página:

Links no texto: