Folha de S. Paulo


Mayra Aguiar perde ouro mais uma vez para maior rival no judô

A rivalidade entre a brasileira Mayra Aguiar e a norte-americana Kayla Harrison é grande e disputada. Mas, em Jogos Pan Americanos, o destino se repetiu nesta terça-feira (14).

Assim como em Guadalajara-11, Kayla venceu a brasileira e conquistou o ouro. A brasileira ficou com a prata no Pan.

Numa luta movimentada, a norte-americana venceu graças a uma chave de braço aplicada contra Mayra. "Lutar contra ela é sempre mental. É uma excelente lutadora", disse a norte-americana, logo após a vitória.

Com a derrota para norte-americana, Mayra e Kayla se igualam nos confrontos diretos. Cada uma tem sete vitórias sobre a adversária.

As duas têm a maior rivalidade do judô feminino mundial. Dos 14 confrontos, oito ocorreram em finais e outras três em semifinais –em duas delas, a vencedora do confronto foi a campeã.

No ano passado, as duas se enfrentaram na semifinal do Mundial, na Rússia. A brasileira venceu e chegou ao primeiro lugar. Já na Olimpíada de Londres-12, aconteceu o inverso. A norte-americana venceu Mayra na semifinal e conquistou o ouro olímpico.

Os confrontos decisivos entre as duas vêm desde as categorias de base, quando dividiam os principais títulos do judô feminino.

O técnico da equipe brasileira de judô, Ney Wilson, afirma que até em treino as duas não querem perder. Num treinamento internacional promovido este ano, ele disse que a rivalidade entre as duas até prejudica o treinamento das duas.

"As duas não conseguem, nem uma nem outra. No treino é competição. Ninguém quer cair para ninguém. Não consigo fazer com que a Mayra experimente algumas coisas [em treinos contra Kayla]. Mayra é extremamente competitiva. Pego outras atletas para treinar com a Kayla da forma como eu queria ver a Mayra fazer", disse Wilson.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: