Folha de S. Paulo


Natação quebra dois recordes e traz cinco medalhas para o Brasil

O dia foi de recordes para a natação brasileira. Duas marcas pan-americanas foram batidas nesta terça (14): a de 200 metros borboleta e a do revezamento 4x100 metros livre.

Leonardo de Deus levou o ouro ao quebrar o recorde de Kaio Márcio. Ele completou a prova em 1min55s01. A marca anterior, conquistada no Pan do Rio, em 2007, era de 1min55s45. Kaio também esteve na prova de Toronto, mas ficou em quinto lugar. O recorde mundial é de 1min51s51, do americano Michal Phelps.

A equipe de revezamento também bateu um novo recorde. Matheus Santana, João de Lucca, Bruno Fratus e Marcelo Chieriguini completaram a prova em 3min13s66. A marca anterior já era do Brasil, de 3min14s65, alcançada em Guadalajara-11.

BRONZE

Além dos ouros, o Brasil conquistou mais três medalhas de bronze na natação.

A pernambucana Joanna Maranhão conseguiu a medalha nos 200 m borboleta, com 2min09s38. O ouro foi para a canadense Audrey Lacroix, e a prata ficou com Katherine Mills, dos Estados Unidos.

"Medalha não é tudo para mim. Já fiquei em quarto várias vezes e foi importante, mas hoje foi especial", disse a Maranhão.

Nos 100 metros livre, o brasileiro Marcelo Chierighini conquistou o bronze com 48,8s, ficando atrás do argentino Federico Grabich e do canadense Santo Condorelli.

"Estou satisfeito com a medalha de bronze. Queria ter feito mais perto de 48 segundos, mas estou contente", disse Marcelo Chierighini.

Matheus Santana ficou na sétima posição, com 49,58 s. Segundo ele, a parte mais difícil foi a virada. "Já sai atrás na volta. Esta é minha maior dificuldade, a virada. Foi muito lenta, não consegui explosão."

O terceiro bronze ficou com a equipe feminina de revezamento 4x100 m. Elas completaram a prova em 3min46s73. O ouro foi para a equipe do Peru, e a prata, para o time venezuelano.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: