Folha de S. Paulo


Santos sofre goleada para o Goiás e continua na zona de rebaixamento

Um apagão nos primeiros 20 minutos da etapa final fez o Santos ser goleado por 4 a 1 pelo Goiás no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota mantém o alvinegro na zona de rebaixamento e aumenta a pressão sob o técnico Marcelo Fernandes.

Diante de apenas 1.829 pagantes, Felipe Menezes, duas vezes, Fred e Carlos Eduardo balançaram as redes para o time alviverde. Ricardo Oliveira descontou para os alvinegros.

Mais acostumado ao tamanho do gramado, o time mandante foi mais insinuante no ataque. Velozes, Bruno Henrique e Carlos Eduardo deram muito trabalho à defesa santista e foram ainda auxiliados pelos constantes avanços de Liniker e Felipe Menezes.

Veja vídeo

Pelo time paulista, o esquema com Lucas Lima e Rafael Longuine na armação não funcionou. Apesar das constantes trocas de passes, faltou objetividade, com os atacantes pouco acionados durante os 90 minutos.

Após sofrer a goleada, os santistas permanecem com 10 pontos, na 17ª posição. Já o clube do Centro-Oeste subiu para o 13º lugar, com 13.

Na próxima rodada, o Santos recebe o Figueirense na Vila Belmiro. A partida acontece às 18h30 de sábado (11). Por sua vez, o Goiás enfrenta o Cruzeiro às 16h do dia seguinte, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O JOGO

Sem Geuvânio, o técnico santista Marcelo Fernandes trocou o 4-3-3 pelo 4-4-2, em uma tentativa de tornar o meio-campo mais forte na criação e, ao mesmo tempo, deixar a defesa –a mais vazada da competição– menos desprotegida.

A estratégia deu certo no início da partida e foi do alvinegro a primeira chance. Thiago Maia lançou Gabriel em velocidade e o camisa 10 ganhou do marcador na velocidade e bateu forte, mas Renan espalmou para a linha de fundo.

As melhores chances do Goiás vieram em duas conclusões do meio-campista Liniker, ambas defendidas pelo goleiro Vanderlei.

Na etapa final, o Santos pagou um preço alto para as constantes falhas defensivas. Com menos de 2min, Thiago Maia furou dentro da área e permitiu a Carlos Eduardo ficar com a bola. Na sequência, o volante Lucas Otávio cometeu pênalti, ao derrubar o atacante do time goiano. Na cobrança, Felipe Menezes abriu o placar ao bater firme no canto direito de Vanderlei.

Quatro minutos depois, Diego Barbosa levantou a bola na área em cobrança de falta pela esquerda. A defesa foi incapaz de afastar e Fred pegou a sobra antes de finalizar no canto esquerdo para marcar o segundo.

O terceiro veio aos 13min, quando Thiago Maia errou na intermediária. Carlos Eduardo recuperou a bola e serviu Felipe Menezes na entrada da área. O meia bateu forte no canto direito e ampliou para os goianos.

O relógio marcava apenas 16min, quando Daniel Guedes perdeu para Bruno Henrique, que driblou Vanderlei e cruzou para Carlos Eduardo desviar para as redes de cabeça.

Com a vitória garantida, o alviverde se contentou em administrar a larga vantagem no restante da partida, diante de um Santos apático.

A chance dos paulistas descontarem veio aos 43min, após Neto Berola sofrer pênalti. Na cobrança, Ricardo Oliveira marcou o seu oitavo gol na competição para disparar na artilharia, na única boa notícia do clube nesta noite.


Endereço da página:

Links no texto: