Folha de S. Paulo


Gerações sub-20 de 2005 e 2007 são pouco aproveitadas na seleção

As gerações que serviram como base para a construção das duas equipes finalistas da Copa América, Argentina e Chile, pouco peso têm na seleção brasileira atual.

Somente dois dos titulares do time de Dunga que foi eliminado nas quartas de final da competição continental participaram dos Mundiais sub-20 de 2005 ou 2007.

Curiosamente, ambos eram reservas nos juniores. O lateral esquerdo Filipe Luís era banco de Fábio Santos (ex-Corinthians) de 2005. Já o meia Willian era opção para o segundo tempo na equipe de oito anos atrás.

No banco, o Brasil da Copa América tinha mais dois remanescentes desses Mundiais de base: o zagueiro David Luiz (2007) e o atacante Diego Tardelli (2005).

Outros dois sobreviventes daquelas campanhas, o goleiro Diego Alves (2005) e o lateral esquerdo Marcelo (2007) acabaram cortados do torneio por problemas físicos.

Editoria de arte/Folhapress

Ao contrário de Chile e Argentina, que descobriram nesses Mundiais alguns dos seus principais jogadores da atualidade, Vidal e Alexis Sánchez no caso chileno, e Messi e Agüero para os argentinos, as revelações brasileiras que se mantêm na seleção ocupam, em sua maioria, papéis de coadjuvantes.

Muitos dos convocados para os juniores de 2005 e 2007 construíram carreiras sólidas em clubes, mas não se firmaram nas chances que tiveram na equipe nacional adulta.

Em 2005, o Brasil foi terceiro colocado no sub-20 com um time que contava, por exemplo, com o lateral direito Rafinha (hoje no Bayern de Munique), o volante Arouca (do Palmeiras), o meia Diego Souza (líder do Brasileiro com o Sport) e o atacante Rafael Sóbis, que se destacou por Internacional e Fluminense.

A campanha de 2007 foi pior. A equipe caiu nas oitavas de final. O centroavante Jô disputou a Copa-2014 pelo Brasil. Cássio e Renato Augusto estão entre os principais nomes do Corinthians. E Alexandre Pato, do São Paulo, teve várias oportunidades no time nacional.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: